Lisboa |
Nos 10 anos da encíclica Laudato si’
Patriarcado quer reduzir pegada energética da diocese
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa, o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel e a Cooperativa Coopérnico pretendem celebrar um protocolo que permita apoiar paróquias, comunidades, movimentos e instituições sociais da diocese a concretizar projetos de redução da sua pegada energética e de partilha de produção de energia de fontes renováveis com famílias suas vizinhas em situação de pobreza energética.

A informação é tornada pública neste dia 24 de maio de 2025, em que se perfazem 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato si’, do Papa Francisco. “É vontade expressa do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, incentivar, nesta data em particular, todos os católicos da diocese à conversão ecológica que “impele, motiva, encoraja e dá sentido à ação pessoal e comunitária” [LS, 216-217] a partir da consciência de que a resposta ao grito da terra inclui responder ao grito dos pobres. O desafio da ecologia integral implica também atender às emissões de gases com efeito de estufa das instituições católicas e tudo fazer para as reduzir”, assinala um comunicado.

Segundo a nota, “a Cooperativa Coopérnico e o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel desejam ser parte ativa no estudo de cada caso” e “mobilizarão as suas competências para apoiar as instituições a percorrer este caminho e, assim, contribuir para o desenvolvimento de comunidades conscientes dos desafios que a nossa Casa Comum enfrenta”.

foto por Vatican Media
A OPINIÃO DE
Tony Neves
‘Volta à África central em quatro subidas e aterragens’ podia ser um bom título de crónica,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Javier Cercas aceitou acompanhar o Papa Francisco na viagem à Mongólia e o resultado é uma obra de antologia.
ver [+]

Tony Neves
Bangui assusta ao chegar, mas abraça ao partir. O aeroporto ainda obriga a imaginar os tempos duros da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES