Os Padres António Janela, António Cardoso e Manuel Naia, membros do presbitério de Lisboa, encontraram-se esta manhã com o Papa Leão XIV, no final da audiência-geral de quarta-feira.
Durante alguns momentos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, os sacerdotes puderam saudar o Sucessor de Pedro, que foi eleito no Conclave do passado dia 8 de maio, num momento de profunda alegria.
Na manhã deste dia 21 de maio, os três sacerdotes do Patriarcado de Lisboa fizeram-se acompanhar por D. António Carrilho, Bispo Emérito do Funchal, e ainda por dois sacerdotes da Diocese de Aveiro – todos do mesmo curso. A viagem a Roma decorreu por ocasião dos 60 anos de sacerdócio.
O Cónego António Janela, de 84 anos, é atualmente pároco emérito do Sagrado Coração de Jesus. Já o Padre António Cardoso, com 85 anos de idade, é pároco de Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo, desde 1967. Finalmente, o Padre Manuel Naia, de 83 anos, colabora nas paróquias de Alfornelos e da Brandoa, após mais de 20 anos, entre 2003 e 2024, como pároco da Reboleira.
Apelo
Esta foi a primeira audiência pública de Leão XIV, na Praça de São Pedro, tendo deixado um apelo. “A situação na Faixa de Gaza é cada vez mais preocupante e dolorosa. Renovo o meu veemente apelo a fim de que se permita a entrada de ajudas humanitárias dignas e para que se ponha termo às hostilidades, cujo preço dilacerante é pago pelas crianças, pelos idosos e pelas pessoas doentes”, pediu o Papa.
Na saudação aos “queridos fiéis de língua portuguesa”, Leão XIV repetiu “o convite da Nossa Senhora de Fátima: «rezem o terço todos os dias pela paz»”. “Juntamente com Maria, peçamos que os homens não se fechem a este dom de Deus e que desarmem o seu coração. O Senhor vos abençoe!”, rezou.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|