Lisboa |
Jubileu dos Migrantes
Patriarca recebe propostas sobre migração para a Igreja de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, recebeu em audiência a Cáritas Diocesana de Lisboa e o Centro Padre Alves Correia, que foram apresentar propostas concretas de ação decorrentes da assinatura da Carta de Compromisso ‘A Igreja, Lugar de Esperança: Acolher, proteger, promover e integrar a pessoa migrante’.

O encontro teve lugar na Casa Patriarcal, em Moscavide, no passado dia 5 de maio. A Carta de Compromisso, que conta até este momento com 132 assinaturas digitais, resultou do encontro ‘A Igreja, Lugar de Esperança’, no âmbito da celebração do Jubileu dos Migrantes, que foi promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) e pelo Centro Padre Alves Correia (CEPAC), com o apoio da Universidade Católica Portuguesa, no dia 14 de março. Reuniram-se representantes de várias organizações católicas e civis para debater e afirmar o papel ativo da Igreja no acolhimento e integração de pessoas migrantes.

“Desde então, a CDL e o CEPAC procuraram divulgar a Carta, apelaram ao envio de propostas de ações concretas que podem ser realizadas em torno dos compromissos na Diocese de Lisboa, em particular, reuniram os contributos recebidos e discutiram-nos com um grupo alargado de pessoas interessadas e signatárias da Carta. Desta reflexão conjunta organizaram-se as propostas em quatro linhas de ação: Sensibilizar as comunidades que acolhem; Envolver as comunidades que acolhem; Garantir a prestação de serviços às comunidades migrantes e Integrar/Incluir as comunidades migrantes. No dia 5 de maio, os resultados deste caminho de construção foram partilhados com D. Rui Valério”, refere um comunicado.

A nota frisa ainda que a CDL, o CEPAC e os signatários deste compromisso reconhecem “a importância de a Igreja ter uma voz e um papel ativo na área das Migrações, alicerçada na sua experiência de terreno, de escuta e proximidade junto da pessoa migrante”, e “estão comprometidos com a continuidade do trabalho em rede dentro e fora da Igreja”.

“Empenhados nas respetivas missões, de serviço às pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e exclusão, comprometemo-nos coletivamente com a concretização das propostas apresentadas em torno dos vários eixos”, garante o texto.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES