Lisboa |
25.º Interescolas Diocesano de Lisboa, em Óbidos
Patriarca assegura aos alunos de EMRC que vai convidar o Papa Leão XIV a visitar Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, participou hoje no 25.º Interescolas Diocesano de Lisboa, em Óbidos, deixando a garantia aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de que vai convidar o novo Papa, Leão XIV, a visitar Lisboa.

“Não podia haver melhor maneira de Lisboa, a Diocese de Lisboa, o Patriarcado de Lisboa, saudar o Papa Leão XIV que a organização deste encontro da disciplina da EMRC. Por isso, daqui, ‘Viva o Papa!’ [‘Viva o Papa!’, responderam os alunos]. Eu, que estou aqui, não vos ouvi, agora imaginem ele, que está em Roma, se vos está a ouvir. Vá, um, dois, três… ‘Viva o Papa!’ [‘Viva o Papa!’, gritaram então os adolescentes]”, brincou o Patriarca, na mensagem aos mais de 1500 alunos desta disciplina.

No Complexo Desportivo de Óbidos, D. Rui Valério contou depois um episódio que tinha acontecido momentos antes. “Esta manhã, alguém lá de Roma perguntava-me se os jovens de Lisboa gostariam de receber a visita do Santo Padre. Eu respondi que vinha aqui, a Óbidos, estar com a malta jovem e que vos ia perguntar se querem que o Papa venha cá. Sim? [‘Simmm!’, responderam os alunos] Depois, perguntaram-me também quando é que eu achava que ele devia vir. Eu disse que não sabia. Quando é que vamos chamar o Papa e convidá-lo para vir a Lisboa? [‘Já’, disseram alguns dos alunos] Muito bem. Já vi que estamos todos felizes”, manifestou.

Na sua curta intervenção, na tarde desta sexta-feira, dia 9 de maio, D. Rui Valério sublinhou ainda que “todas as pessoas do mundo trazem dentro de si o otimismo”, mas destacou a palavra “esperança”. “Toda a gente é otimista, mas, além do otimismo, há também a esperança. E a esperança é uma coisa que nem toda a gente tem dentro de si. Para ser uma pessoa de esperança é preciso uma condição, um requisito: a esperança está apoiada, está assente na confiança. Só quem confia tem esperança. Só onde há confiança, há esperança”, salientou.

Neste sentido, prosseguiu o Patriarca, “a Educação Moral e Religiosa Católica não nos quer ensinar o otimismo, mas quer-nos formar a esperança e, por isso, forma-nos à confiança, à confiança em Cristo, à confiança nos outros, à confiança na Igreja e há confiança em Deus”.

“Por isso, caros amigos, não tenham medo de confiar. Abram as portas à esperança, a partir de uma vida de fé, de uma vida de confiança no Senhor. Em Cristo e em Nossa Senhora. Uma boa tarde, um bom resto de ano escolar e viva a esperança”, terminou D. Rui Valério, na primeira vez que se encontrou com os alunos desta disciplina desde que foi nomeado Patriarca, pelo Papa Francisco, em agosto de 2023.

 

‘Caminhar Juntos na Esperança’ e Matay

Organizado pelo Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) de Lisboa, o 25.º Interescolas Diocesano teve como tema ‘Caminhar Juntos na Esperança’ e juntou cerca de 1800 alunos e mais de 100 professores da disciplina de EMRC, vindos de 35 agrupamentos de escolas, na sua maioria do ensino público, de toda a diocese.

Após a chegada e o acolhimento, os alunos viveram uma manhã ‘Na Dinâmica da Esperança’, com atividades culturais, lúdicas e desportivas, mas também workshops, ateliers e animação musical. Diversas tendas no recinto – que foram visitadas pelo Patriarca de Lisboa, acompanhado da diretora do SDER de Lisboa, a professora Fátima Nunes –, davam também uma cor diferente ao espaço. O almoço foi de piquenique.

Após a refeição, foi tempo de escutar a mensagem do Patriarca D. Rui Valério, a que se seguiram intervenções de responsáveis do SDER de Lisboa e de representantes da Câmara Municipal de Óbidos – que colaborou na organização deste dia –, bem como a entrega de lembranças do 25.º Interescolas aos docentes presentes, para levarem para as suas escolas.

O 25.º Interescolas Diocesano de Lisboa terminou com a participação do cantor Matay, que, na qualidade de antigo aluno de EMRC, teve a missão de dar o seu testemunho sobre a importância desta disciplina. Matay ainda atuou, para delírio dos alunos.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES