O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, abençoou a cruz da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra que vai representar Portugal na procissão do Jubileu das Irmandades, em Roma, no dia 17 de maio.
O momento de bênção teve lugar na tarde desta terça-feira, dia 6 de maio, na Casa Patriarcal, em Moscavide, Lisboa. A delegação da Irmandade fez-se acompanhar pelo pároco de Mafra, Padre Lourenço Lino.
“A cruz processional que abrirá a procissão foi executada em madeiras nacionais e exóticas, antigas e modernas, com aproveitamentos de materiais pré existentes, seguindo a exortação do Papa Francisco na encíclica Laudato si’”, refere um comunicado da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.
A cruz abençoada pelo Patriarca de Lisboa vai representar Portugal e abrir a procissão magna com Irmandades de todo o mundo. Os restantes países vão estar representados no Jubileu das Irmandades “com imagens sacras significativas associadas aos seus contextos particulares”, acrescenta a informação.
Para o Juiz da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, Manuel Freixedas Torres, é com “profundo sentido de missão” que a Irmandade “se associa a esta iniciativa histórica”. “Este momento é não apenas um testemunho da nossa fé, mas também um símbolo da união fraterna entre as irmandades, na caminhada comum de serviço e espiritualidade”, salienta.
Durante a estadia em Roma, a cruz vai estar exposta na Igreja de Santo António dos Portugueses, entre os dias 15 e 19 de maio.
A cruz
Previamente aprovada pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, no passado dia 1 de janeiro, a cruz patriarcal foi executada em Mafra, no atelier de Ilda Nunes, tendo sido idealizada pelo artista Santiago Rodrigues Lopes, “tendo em conta a estética habitualmente associada à Basílica de Mafra, dentro de um contexto de gosto dito ‘à romana’”, explica a nota da Irmandade.
“O Crucificado, obra do escultor português Manuel Dias, datado de 1736 e oferecido por D. João V, é uma peça emblemática do espólio custodiado pela Irmandade”, refere o comunicado da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|