O Patriarcado de Lisboa está a organizar, neste mês de maio, dois workshops sobre acompanhamento familiar, nomeadamente sobre envelhecimento positivo e famílias em segunda união ou separadas.
Promovidos pela Fundação Famílias comVida e pela Pastoral da Família, os workshops vão ter lugar em duas manhãs de sábado, nos dias 17 e 24 de maio, em Carnide e na Parede, respetivamente, e têm como destinatários leigos (casais ou indivíduos), membros do clero e consagrados, equipas de Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) e Centros de Preparação para o Batismo (CPB), chefes de escuteiros, catequistas, entre outros agentes pastorais que acompanham famílias no contexto paroquial ou em movimentos ligados à Igreja.
A participação tem um limite de 20 pessoas por workshop, sendo que o valor de contribuição é livre. Estes workshops, refira-se, foram anunciados durante a 1ª Jornada Famílias comVida, que teve lugar no passado dia 15 de março.
Temas dos workshops
O 1.º workshop, que tem como tema ‘Lazer sério e envelhecimento positivo: estratégias para uma vida plena’, vai decorrer no dia 17 de maio, entre as 10h00 e as 13h00, no espaço Família comVida, em Carnide, e tem coordenação de Maria Alexandra Veiga d’Araújo, investigadora na área da longevidade. “Este workshop é apresentado como uma “viagem prática rumo à descoberta do Lazer Sério como elemento transformador no processo de envelhecimento”. Serão exploradas estratégias baseadas em evidência científica que mostram como o lazer sério contribui para o desenvolvimento pessoal, saúde cognitiva e social, resiliência emocional e criatividade — promovendo um envelhecimento ativo e com qualidade”, refere a organização.
Uma semana depois, a 24 de maio, das 9h30 às 12h30, na Paróquia da Parede, o cónego Rui Pedro de Carvalho e o casal Maria João e Luís Faria explicam como ‘Acompanhar famílias em segunda união ou separadas’ no 2.º workshop. “Este workshop tem como principal objetivo apresentar e sensibilizar para o projeto pastoral ‘Tempo de Renascer’, nascido na sequência Congresso da Pastoral da Família da Diocese de Lisboa, em outubro de 2021, e que visa apoiar pessoas separadas e casais em segunda união através de um itinerário de discernimento cristão e de integração na vida da Igreja, que inclui acompanhamento personalizado e em grupo, com o objetivo de promover ‘a caridade na verdade’ e de apoiar o discernimento pastoral nas comunidades paroquiais”, salientam os promotores.
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
Um breve discurso do Papa Leão XIV a um grupo de políticos da diocese francesa de Créteil, do passado...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Regresso muitas vezes aos lugares onde sou feliz e me sinto inspirado. Assis é um desses e, sempre que posso, lá vou.
ver [+]
|