Lisboa |
Novo Bispo da Guarda
Lema episcopal de D. José Miguel Pereira garante que ‘O Senhor é bom. O Senhor está próximo’
<<
1/
>>
Imagem
Proveniente do presbitério do Patriarcado de Lisboa, o novo Bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, vai receber a Ordenação Episcopal no dia 16 de março, Domingo II da Quaresma, pelas 16h00, na Sé da Guarda, tendo escolhido como lema episcopal ‘O Senhor é bom. O Senhor está próximo’ (Salmo 99).

A celebração vai ter início às 15h30, na Igreja da Misericórdia, com o cortejo até à Catedral egitanense. O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai ser o Bispo ordenante, sendo os Bispos co-ordenantes o Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, e D. Manuel Felício, Administrador Apostólico da Guarda.

A Ordenação Episcopal de D. José Miguel vai ser transmitida, em direto, através da internet, na página no Facebook do Jornal A GUARDA e da Diocese da Guarda, e partilhada na página do Patriarcado de Lisboa na mesma rede social. Também a Rádio Maria vai transmitir a celebração.

 

Caminhar “com todos”

D. José Miguel Pereira, de 53 anos, foi nomeado Bispo da Guarda pelo Papa Francisco, a 20 de dezembro do ano passado. Nascido em Lisboa, a 7 de novembro de 1971, o novo prelado recordou, aquando da nomeação episcopal, as suas “raízes familiares no Fundão” e os “importantes momentos” do seu percurso vocacional “vividos nas Penhas Douradas e em Manteigas”, e garantiu querer caminhar “com todos”. “Rezemos uns pelos outros e todos pela nossa querida Igreja da Guarda. De olhos postos no Jubileu dos 2025 anos da Encarnação e do Natal de Jesus, vivamos o novo ano voltados para a Esperança!”, refere a mensagem de saudação.

O Bispo eleito da Guarda frequentou o Pré-Seminário de Lisboa e ingressou no Seminário de Almada, então pertencente ao Patriarcado de Lisboa, e depois no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. Licenciou-se em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1996, no Mosteiro dos Jerónimos. Foi nomeado reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais a 21 de novembro de 2011, após mais de quatro anos como vice-reitor. Era ainda, desde 2009, o coordenador da Equipa de Seleção e Formação dos Candidatos ao Diaconado Permanente e pertencia ao Cabido da Sé desde 22 de janeiro de 2017. O Bispo eleito foi também responsável pela Pastoral Vocacional no Patriarcado entre 2007 e 2017.

Numa saudação, o Patriarca de Lisboa sublinhou que D. José Miguel Pereira é “um pastor tão dedicado, com provas dadas na arte de bem apascentar o povo de Deus”, e garantiu que o novo Bispo da Guarda “será sempre um filho de Lisboa”. “Com ele teremos uma relação assente não só na amizade, mas assente na oração, assente na comunhão profunda”, assegurou D. Rui Valério, numa mensagem vídeo.

D. José Miguel Barata Pereira vai ser o 63.º Bispo da Guarda, sucedendo a D. Manuel da Rocha Felício, antigo Bispo Auxiliar de Lisboa, entre 2002 e 2005, que está nesta diocese do interior do País há quase 20 anos.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Conselho Geral Alargado (CGA) dos Espiritanos, realizado em Paris de 22 de junho a 6 de julho, foi a experiência de um mundo sem fronteiras.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Suscitou a minha particular atenção a afirmação do xeique David Munir sobre a hostilidade aos muçulmanos...
ver [+]

Tony Neves
‘Peregrinar é rezar com os pés!’ – ouvi há anos esta frase e não me canso de a repetir.
ver [+]

Tony Neves
Paris é, para muitos, a cidade-luz. Para a grande Família Espiritana é a cidade-berço, pois foi ali...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES