Lisboa |
Pelos 17 anos de missão episcopal
Missa no Dia do Consagrado marcada pelo agradecimento a D. Joaquim Mendes
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa vai agradecer a missão episcopal de 17 anos de D. Joaquim Mendes, atual Bispo Emérito Auxiliar de Lisboa, na Missa do Dia do Consagrado, no próximo Domingo, dia 2 de fevereiro, às 16h00, na Sé Patriarcal.

A celebração de agradecimento pelo serviço episcopal na diocese vai ser presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e tem lugar no Dia Mundial da Vida Consagrada, uma vez que D. Joaquim Augusto da Silva Mendes é membro de uma comunidade de vida consagrada, a Congregação da Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales, nome oficial dos Salesianos de Dom Bosco.

A Missa no Dia do Consagrado, na Sé Patriarcal de Lisboa, marca ainda o encerramento da Semana de Oração pela Vida Consagrada 2025 (26 de janeiro a 2 de fevereiro), e vai assinalar também o jubileu dos religiosos da diocese.

Recorde-se que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de D. Joaquim Mendes, então Bispo Auxiliar de Lisboa, no passado dia 10 de dezembro de 2024. O atual Bispo Emérito Auxiliar de Lisboa, de 76 anos, tinha apresentado o pedido de renúncia ao Papa no dia 14 de março de 2023, aquando dos seus 75 anos, conforme o Código de Direito Canónico.

O prelado nascido em Castelões de Cepeda, Paredes, na Diocese do Porto, serviu o Patriarcado de Lisboa, como Bispo Auxiliar, durante quase 17 anos, desde março de 2008.

fotos por Duarte de Mourão Nunes/Serviço da Juventude
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES