Lisboa |
Missa na I Jornada Bíblica do Patriarcado de Lisboa
“Tudo começa com a familiaridade com a Palavra de Deus”
<<
1/
>>
Imagem

Durante a I Jornada Bíblica do Patriarcado de Lisboa, o Patriarca, D. Rui Valério, lembrou que “Cristo estará no teu coração se a sua Palavra aí estiver”. Organizada pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), esta iniciativa teve como tema ‘Olhares bíblicos sobre a esperança’ e reuniu, no passado sábado, dia 18 de janeiro, no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, em Lisboa, cerca de 120 participantes.

No final da manhã, o Patriarca de Lisboa presidiu à Eucaristia, no oratório deste seminário. “Hoje, pelas circunstâncias da história, mas particularmente pela alma daquela Palavra que escutámos, somos convidados a entrar na intimidade do mistério da vida que foi proposta, realizada e prometida por Jesus, pelo Senhor, e que nós dizemos que é a nossa vida cristã. É essa mesma Palavra que nos oferece quase que uma estrutura para a realização da mesma vida e para a realização da mesma intimidade”, começou por referir D. Rui Valério na homilia, centrando depois a sua reflexão em três momentos.

“Em primeiro lugar está a Palavra «No princípio, era o Verbo». Uma Palavra que tem como grande destino, quase como vocação, aquela de se tornar e de entrar na intimidade de cada um”, explicou. “Esta Palavra é para se tornar esposa. Mais, carne da tua carne, ser do teu ser. A Palavra, quando é contemplada assim, não é um ‘isso’, não é uma ‘coisa’, nem sequer é um ‘ele’, mas é um ‘tu’, um ‘tu’ que me transforma, um ‘tu’ que eu, com a Palavra e a Palavra connosco, tornamos uma só carne”, acrescentou.

Como “segundo passo”, o Patriarca salientou como “surgiu uma vida de comunhão com aquilo que é a Palavra por excelência, com Cristo”. “A comunhão com Deus brota daqui. Porque Ele é a Palavra de Deus, Cristo lança, diz, «segue-Me». Instaurou-se aqui uma relação incompreensível. Como é que alguém que tinha um presente assegurado, e certamente o futuro, tinha lá o seu trabalho, estava perfeitamente acomodado, larga tudo e segue Jesus? Há aqui um ‘que’ que transmite este preenchimento do coração e que brotou de um chamamento, de uma Palavra que foi escutada e acolhida. A nossa comunhão com Cristo brota, daqui caras irmãs e irmãos, de uma experiência de intimidade com”, observou.

Neste sentido, D. Rui Valério reforçou que “a fé é uma experiência de vida, de comunhão”. “A fé é quando tu deixas de olhar, enfim, para a realidade do mistério de Deus e começas a discernir, a contemplar e a adorar uma Pessoa, que é a Pessoa do Senhor. É esta experiência de comunhão com Cristo. Por isso, dirigindo-me particularmente a vós que, neste dia, aqui estais para este momento de encontro, de contacto mais aprofundado com a Palavra de Deus, reparem que o nível de abordagem, o nível de relacionamento que tu tens com a Palavra de Deus vai definir o nível de comunhão e de vida que tu tens com o próprio Cristo, com o próprio Senhor. Cristo estará no teu coração se a sua Palavra aí estiver”, manifestou.

 

Esperança

A I Jornada Bíblica do Patriarcado de Lisboa foi dedicada ao tema ‘Olhares bíblicos sobre a esperança’, como recordou o Patriarca. “O terceiro momento vem muito ao encontro daquilo que não só é o tema principal e central desta jornada, mas é também aquele raio de luz que nos está a guiar e a iluminar ao longo deste ano, que é a esperança”, apontou. “A imagem da esperança, que nos é oferecida na Pessoa de Jesus, é antes de mais como um jeito de ser solidário. Jesus vive a esperança participando da esperança do seu povo. Aquela esperança de atender a realização da Promessa, aquela esperança de entender uma libertação integral, que não era só libertação física ou política ou sociológica, uma esperança que aqui se tornou força de transformação. A esperança é quando na vida nós vivemos esta esta parábola transformante de olhar para tudo aquilo que a constitui, que a define, que a preenche, não como um ponto final, onde tudo para, onde tudo termina, onde tudo está perdido, mas a esperança é isto, é de identificar e recriar cada circunstância da tua existência como promessa. Que maravilha!”, salientou.

Para D. Rui Valério, “viver na esperança é substancialmente viver nesta força de transformação, de recriação da realidade”. “Caras irmãs e irmãos, tudo começou de onde? Tudo começou deste teu contacto, desta tua familiaridade com a Palavra de Deus. Aí, tudo verdadeiramente tem origem, é inaugural. Por isso, vamos, neste dia, interceder junto do Senhor, com particular incidência junto de Nossa Senhora, a Mãe da escuta, Aquela em cujo seio, o Verbo, verdadeiramente, a Palavra se fez carne, mas também São Jerónimo, para que ele aumente sempre o nosso amor pela Sagrada Palavra de Deus”, terminou o Patriarca de Lisboa.

 

I Jornada Bíblica do Patriarcado de Lisboa

Organizada pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), a I Jornada Bíblica do Patriarcado de Lisboa decorreu no passado sábado, dia 18 de janeiro, no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, em Lisboa, e teve como tema ‘Olhares bíblicos sobre a esperança’.

A iniciativa reuniu, segundo a organização, cerca de 120 participantes que, ao longo de todo o dia, escutaram palestras como ‘Paradigmas bíblicos da esperança’, pelo Padre João Lourenço, ofm, ‘Salmos: a esperança traduzida em oração’, pelo Padre Ricardo Freire, scj, ou ‘«Na esperança, alegres» (Rm 12,12): esperança, uma menina que parece não ser nada’, pelo Padre César Silva, svd.

Esta primeira edição da Jornada Bíblica teve ainda um painel de testemunhos, sobre ‘A Palavra de Deus como fonte de esperança’.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES