Catequese |
Festa de Natal do Setor da Catequese de Lisboa reuniu 70 catequistas
Patriarca convida catequistas a “estarem mais com Jesus”
<<
1/
>>
Imagem

As equipas do Setor da Catequese de Lisboa celebraram o tempo de Natal numa Eucaristia e jantar convívio, em Rio de Mouro, que contou com a presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.

No passado dia 6 de janeiro, as equipas dinamizadoras do Setor da Catequese de Lisboa reuniram-se, na Igreja de Rio de Mouro, para celebrar em conjunto o tempo de Natal. Os cerca de 70 catequistas que compõem as equipas de formação de catequistas, do despertar da fé, da catequese de adultos, dos planeamentos e vivências litúrgicas e da coordenação do setor participaram na Eucaristia paroquial, como momento de ação de graças. A Missa foi presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e concelebrada pelo Padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese e pároco de Rio de Mouro, e pelo Padre Nuno Vicente, vigário da paróquia anfitriã.

Durante a homilia, o Patriarca de Lisboa, referindo-se à dicotomia entre a fé e a vida, entre a fé professada e a vida vivida, refletiu que, “olhando para o mundo, observamos que existe um vazio quase global, vivemos a globalização, que tem ressonâncias impressionantes”. “Não é apenas o consumismo desenfreado que caracterizam as sociedades ocidentais, mas o vazio que permanece e que preside dentro do coração e da alma do ser humano, que assume outros rostos como o do pouco respeito pelo ser humano, o atropelo à sua dignidade. Por isso, Jesus surge para reconfigurar o nosso mundo”, garantiu.

Terminando a sua homilia, D. Rui Valério referiu que quando Deus está em nós e nós permanecemos em Deus, Ele está a motivar-nos a incentivar-nos para a vida de comunhão, de fraternidade. Por isso, deixou o convite a todos os presentes para que, neste ano que inicia, dediquem mais tempo à oração, que estejam mais tempo na presença do Santíssimo Sacramento, que estejam mais tempo em adoração. “Deus veio ao nosso encontro para estar connosco, esse é o seu programa de vida. Então, que tu tenhas como programa na tua vida, em particularmente neste ano jubilar, estar mais com Jesus, mais na presença d’Ele, mais em diálogo e mais em oração”, afirmou.

A festa prosseguiu no salão paroquial, com o jantar convívio que contou com a animação dos MusiCristo, grupo coral composto por jovens da Vigararia de Sintra, que abrilhantaram a noite com melodias de louvor.

No final do jantar, o Patriarca de Lisboa dirigiu-se aos catequistas com palavras de encorajamento para a sua missão, inspiradas na interpelação da primeira carta de São Pedro «Dai razões da esperança que há em vós» [1 Pedro 3, 15]. Recordando a história da natividade e do nascimento de Jesus, D. Rui Valério referiu que temos lugar para Cristo no nosso coração, que “Ele está connosco e nós estamos n’Ele e é esse Cristo que nós somos convidados a oferecer”. “Dar razões da nossa esperança significa manifestar Jesus, dá-l’O a conhecer, fazer com que Ele estabeleça, organize os nossos pensamentos. E com o nosso anúncio, com o nosso testemunho, nós levemos esse mesmo Cristo aos outros. Onde está Jesus, está a força de Deus”, salientou.

fotos pelo Setor da Catequese de Lisboa
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Um breve discurso do Papa Leão XIV a um grupo de políticos da diocese francesa de Créteil, do passado...
ver [+]

Tony Neves
Regresso muitas vezes aos lugares onde sou feliz e me sinto inspirado. Assis é um desses e, sempre que posso, lá vou.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES