A Ordem de Santo Agostinho (OSA) está a comemorar o 50.º aniversário da restauração da presença agostiniana em Portugal (1974-2024). Foi a 20 de janeiro de 1974 que foi oficializado o regresso, com a tomada de posse da paróquia de São Vicente da cidade da Guarda. Posteriormente, a presença agostiniana ampliou-se com o cuidado pastoral de três paróquias em Arruda dos Vinhos e outras três em Sobral de Monte Agraço. Atualmente, os frades agostinhos estão presentes em duas comunidades, nas paróquias de Santa Iria de Azoia, desde 1986, e de São Domingos de Rana, desde 2004, ambas no Patriarcado de Lisboa.
Aproveitando a efeméride, ao longo de 2024 a Ordem de Santo Agostinho quer “dar a conhecer a grande riqueza espiritual e patrimonial da Ordem em Portugal, não apenas neste meio século, mas também ao longo dos mais de cinco séculos da Província Portuguesa até à desamortização e expulsão em 1834”, salienta um comunicado. Neste sentido, no próximo dia 21 de janeiro, Domingo, a partir das 16h00, na paróquia de São Domingos de Rana, o delegado do Conselho Pontifício para as Ciências Históricas, D. Carlos Azevedo, vai proferir uma conferência com o tema ‘A presença da Ordem de Santo Agostinho em Portugal do século XIII a 1834: fases, conventos e figuras relevantes’. O bispo português, recorde-se, é autor da obra ‘Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho em Portugal (1256-1834)’.
Após a conferência, haverá uma mesa redonda com a apresentação de diferentes testemunhos, desde 1974: religiosos e religiosas agostinianas, membros das Fraternidades Agostinianas Seculares e jovens da JAP – Juventude Agostiniana Portuguesa. Este encontro termina com a celebração da Eucaristia, na igreja matriz de São Domingos de Rana, às 19h00, presidida por D. Carlos Azevedo.
Exposição itinerante sobre o legado agostiniano em Portugal
Para assinalar os 50 anos do regresso da Ordem de Santo Agostinho ao nosso país foi também organizada uma exposição itinerante, sob o lema ‘Passado, Presente e Futuro’, que “mostrará o legado agostiniano em Portugal, nas suas diferentes etapas, até 1834 e desde 1974 até à atualidade”, refere a nota. Esta exposição vai começar o seu percurso no mês de fevereiro, em Santa Iria de Azoia, para depois continuar, ao longo de todo o ano 2024, por diferentes locais do país: março, em Cascais, abril, em Santarém, e maio, na igreja da Graça, em Lisboa. Segundo os agostinhos, a exposição itinerante vai depois passar “por outros lugares emblemáticos”, num programa que “será divulgado posteriormente”.
O momento culminante deste Cinquentenário vai ter lugar no dia 1 de junho, sábado, com um ato solene na Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa, antiga casa mãe da Província Agostiniana de Portugal, com início pelas 16h00, no antigo refeitório conventual, e que termina com a celebração da Eucaristia, às 18h30.
“É com uma grande alegria e gratidão que os Agostinhos em Portugal, outrora chamados popularmente como Gracianos pelo seu vínculo a Nossa Senhora da Graça, querem partilhar com todos a sua história e dar graças ao Senhor da messe pelo serviço prestado à Igreja ao longo de tantos séculos”, frisam os frades agostinhos.
Podcast
As comemorações do 50º aniversário da restauração da presença agostiniana em Portugal (1974-2024) tiveram início a 12 de novembro no ano passado, véspera da Festa de Todos os Santos da Ordem, com um Encontro Fraterno entre as Comunidades Religiosas, a Juventude Agostiniana Portuguesa, as Fraternidades Agostinianas Seculares e demais paroquianos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Portela da Azóia, em Santa Iria de Azoia.
Este Encontro Fraterno foi seguido de um Podcast, intitulado ‘Dentro do Coração’, “com a recitação da Coroinha Agostiniana, na qual se acompanham os artigos do Símbolo de Fé com reflexões e orações agostinianas”, salienta o comunicado. O Podcast ‘Dentro do Coração’ está disponível para ser escutado, ao longo de 12 episódios, em diversas plataformas: Spotify, YouTube e Facebook.
Plataformas dos Agostinhos em Portugal:
Email: ordemsantoagostinho@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/agostinhosportugal
Instagram: www.instagram.com/agostinhos_portugal
![]() |
Tony Neves
Huambo, 21 de janeiro de 2025. No fim de uma sessão no Instituto Católico (ISPOCAB), abriu-se o espaço de debate.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
João Paulo II surpreendeu o mundo em 1990 quando publicou uma ousada e original Mensagem para o Dia...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Leia-se com atenção as palavras dirigidas pelo Papa às Igrejas Orientais por ocasião do jubileu em 14 de maio de 2025.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Conselho Geral Alargado (CGA) dos Espiritanos, realizado em Paris de 22 de junho a 6 de julho, foi a experiência de um mundo sem fronteiras.
ver [+]
|