Pela sua Saúde |
Boletim médico #37
Compreender as gripes e constipações
<<
1/
>>
Imagem
Em Portugal, tal como em muitas outras partes do mundo, a gripe e a constipação são infeções virais prevalentes, que afetam uma parte significativa da população, todos os anos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade em distinguir entre gripe e constipação. Embora ambas as doenças sejam de natureza viral e se propaguem através de gotículas transmitidas por espirros, tosse e contacto direto, apresentam sintomas e níveis de gravidade diferentes. Saber reconhecer os sintomas da constipação e da gripe pode ajudá-lo a decidir como agir perante estas doenças respiratórias.

A gripe é uma doença epidémica, causada pelo vírus influenza, que sofre mutações ano após ano. Tem um início súbito e pode provocar mal-estar e cansaço, febre alta, dores musculares e articulares, fadiga extrema, dores de cabeça, tosse seca, inflamação dos olhos e congestão nasal.

A constipação, por sua vez, é uma doença sazonal, que pode ser desencadeada por cerca de 200 espécies de vírus, sendo os mais comuns os rinovírus. Os sintomas da doença surgem de forma gradual, sendo os mais frequentes a congestão nasal, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dores de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo, ao contrário do que acontece na gripe.

Se apresentar sintomas ligeiros de gripe, deve isolar-se e repousar. Tome paracetamol para baixar a febre, experimente uma solução salina (soro fisiológico) para o nariz entupido, e mantenha-se hidratado, bebendo muitos líquidos. Se os sintomas persistirem após alguns dias, agravarem ou se apresentar febre muito alta, dificuldade em respirar, dor no peito, confusão mental, desmaios e lábios ou pele azulados, procure o seu médico. Estes sintomas podem indicar complicações graves, como pneumonia ou outros problemas respiratórios.

Idosos, grávidas e doentes com diabetes, doenças cardíacas e doenças pulmonares têm uma maior probabilidade de desenvolver complicações, pelo que devem ser observados pelo médico, em caso de sintomas de gripe, mesmo que leves.

Para recuperar de uma gripe, podem ser necessárias até duas semanas, enquanto a constipação tende a ser mais passageira. Se tiver sintomas de constipação, mantenha-se hidratado, evite ambientes frios e com fumo, e não fume. Utilize uma solução salina para aliviar a congestão nasal. Em caso de necessidade, considere a possibilidade de tomar paracetamol, para aliviar o desconforto.

Para prevenir as gripes e as constipações, é essencial evitar o contacto com pessoas infetadas, lavar frequentemente as mãos e espirrar ou tossir para um lenço de papel ou para o antebraço. No que toca à gripe, em determinados casos, o médico pode também recomendar a toma da vacina, anualmente.


Veríssimo Silvestre
Coordenador de Medicina Geral e Familiar da Clínica CUF Mafra

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Um breve discurso do Papa Leão XIV a um grupo de políticos da diocese francesa de Créteil, do passado...
ver [+]

Tony Neves
Regresso muitas vezes aos lugares onde sou feliz e me sinto inspirado. Assis é um desses e, sempre que posso, lá vou.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES