O Patriarca de Lisboa celebrou a Eucaristia vespertina do Domingo IV do Advento na Casa São Francisco de Assis – antiga Casa do Gaiato de Lisboa, em Santo Antão do Tojal. Foi no final de tarde de dia 23 de dezembro.
D. Rui Valério manifestou a sua “alegria” pela presença na instituição do Patriarcado de Lisboa, que decorreu “a poucas horas de celebrarmos o grande mistério do nascimento de Jesus”. “Para nós, o Natal é sempre uma referência, é algo de importante, não só porque é o momento em que as pessoas se sentem mais impelidas, mais convidadas a aproximarem-se umas das outras – é o dia de se receber prendas também, e isso é bom –, mas é sobretudo um dia para revisitar alguns valores que são essenciais para a nossa vida”, salientou o Patriarca, na homilia da celebração. A Missa teve a participação dos utentes da casa, de membros da direção, voluntários e amigos da instituição. “Há pouco, pedíamos ao Senhor para que a humanidade reencontrasse depressa Deus. Agora, vamos pedir ao Senhor para que nos conceda a capacidade de amar ao seu jeito e ao seu estilo. Ou seja, um amor pelo meu irmão, seja ele quem for, tenha ele a cor que tiver, traga ele consigo a história que trouxer; porque o cristão é aquele que por cada ser humano vive a disposição de oferecer a própria vida. Pedimos ao Senhor que escancare o nosso coração, para aí albergarmos o próprio Jesus e os seus sentimentos”, referiu D. Rui Valério.
No final da celebração, o assistente espiritual da Casa São Francisco de Assis – antiga Casa do Gaiato de Lisboa saudou o Patriarca de Lisboa. “Senhor Patriarca, é com muita alegria que nós o recebemos hoje na nossa casa. Aqui está aquilo que é a Casa São Francisco de Assis hoje em dia: estão cá os trabalhadores, estão cá os voluntários, estão cá os amigos que habitualmente veem aqui à Eucaristia, aos sábados às 18h30, e estão cá os que Deus mais ama nesta casa, que são os que nos fazem estar cá, para cuidarmos uns dos outros. Desde 2013 que adotámos um lema para a nossa casa: ‘Ser uma casa de família, para as famílias, pelas famílias’. É uma grande família aquela que se constitui cá em casa, todos os dias, e que procura cuidar, com uma atenção simples, aqueles que são simples, com a ternura e o olhar de Deus. Esse é o nosso Natal”, explicou o padre Arsénio Isidoro.
Como recordação pela primeira passagem de D. Rui Valério, enquanto Patriarca de Lisboa, pela Casa São Francisco de Assis – antiga Casa do Gaiato de Lisboa, a jovem Rute entregou, em nome da casa, uma obra feita pelos utentes da instituição.
Antes da bênção, o Patriarca expressou os seus votos natalícios. “Desejo a todos vós, em particular a esta grande família da Casa de São Francisco – que, como sabeis, é a joia da coroa do Patriarcado de Lisboa, porque está no coração de todas e de todos nós –, um voto forte de um santo e feliz Natal. Que realmente os nossos corações, os corações dos nossos lares e das nossas famílias seja respaldado com a presença e com a ternura do Deus Menino. Para vós e os vossos familiares, um santo Natal”, desejou D. Rui Valério.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|