Na cerimónia regional de partilha da Luz da Paz de Belém, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes convidou os escuteiros a promoverem uma “cultura de paz”.
“A Luz de Belém este ano traz um apelo ao compromisso pela construção da paz. Perante as guerras e os conflitos que aumentam cada dia no mundo, somos interpelados a ir contra a corrente, promovendo uma cultura de paz, sendo construtores da paz”, desafiou o prelado, na celebração que decorreu na noite de dia 11 de dezembro.
Na Sé Patriarcal, o Bispo Auxiliar de Lisboa lembrou que o nascimento de Jesus Cristo é “uma Luz para o caminho da paz”. “Jesus, com a sua vida e as sua Palavras, abriu para a humanidade o caminho para a construção da paz, para um mundo de paz. O mundo que todos sonhamos e desejamos. Jesus mostrou-nos este caminho com a sua própria vida. Mostrou-nos e ensinou-nos que o caminho para a construção da paz é o caminho da verdade e da mansidão; é o caminho da reconciliação e do perdão; é o caminho do amor, do amar os outros como Ele nos amou e nos ama”, apontou D. Joaquim Mendes, reforçando que “o caminho para a construção da paz é o caminho do amor, percorrido por Jesus Cristo e proposto à humanidade de todos os tempos”. “O caminho para a construção da paz é Cristo”, observou.
___________
A Região de Lisboa do CNE esteve representada na cerimónia nacional da Partilha da Luz da Paz de Belém, que decorreu em Viana do Castelo, no dia 10 de dezembro.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|