Amamentar um filho é um gesto natural, mas também uma aprendizagem – e não apenas para o bebé. Saiba como ultrapassar as dificuldades e usufruir em pleno desse momento único.
O leite materno é o mais completo alimento possível para o bebé. E, quando o aleitamento é bem-sucedido, é tão importante para o bem-estar do bebé como da sua mãe. A Organização Mundial de Saúde recomenda-o, em exclusivo, até aos seis meses de vida, e como complemento, até aos 2 anos ou mais.
A amamentação contribui para bebés mais saudáveis. Além de ter a vantagem do contacto com a mãe, a composição do leite materno oferece ao bebé um menor risco de infeções e de carências ou desequilíbrios nutricionais, bem como a redução da probabilidade de desenvolver obesidade, doenças cardiovasculares e algumas doenças relacionadas com o sistema imunológico. A composição do leite materno é sempre importante para o bebé e para a sua etapa de crescimento.
A amamentação também tem várias vantagens para a saúde da mãe, como a diminuição do risco de hemorragia no pós-parto, com o útero a regressar mais facilmente às suas dimensões habituais, e a redução da incidência de osteoporose ou de cancro da mama e do ovário.
Ganhos que se somam ao facto de o leite materno estar sempre pronto e à temperatura ideal, não necessitando de aquisição, preparação ou medidas de higienização. Do ponto de vista económico e de gestão do tempo, é indubitavelmente a melhor opção.
Embora mais de 90% dos bebés em Portugal deixem a maternidade a mamar, apenas cerca de metade destes ainda mama em exclusivo no final do primeiro mês de vida. É, por isso, fundamental que a amamentação seja apoiada também por todos aqueles que fazem parte da vida da mãe, evitando aumentar o seu nível de ansiedade, já que isso prejudica a produção de leite.
Se sentir dificuldades, por mais pequenas que sejam, não hesite em recorrer a profissionais de saúde qualificados para a ajudarem a manter a amamentação.
3 dicas essenciais para a amamentação:
Assegure a pega correta do bebé
Aconchegue-o bem a si, encostando a barriga dele à sua e mantendo-lhe a cabeça, os ombros e o corpo numa linha reta.
Mova o bebé para a mama
Faça-o num movimento rápido e com a direção correta, ou seja, o bebé para a mama e não a mama para o bebé.
Confirme que a boca do bebé está bem posicionada
Na pega correta, para que o leite flua, o bebé deve pegar grande parte da aréola e não apenas o mamilo. Verifique que a boca está bem aberta, com o queixo encostado à mama e o lábio inferior voltado para fora.
Clara Monteiro Lopes
Cocoordenadora de Pediatria na Clínica CUF Almada
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
Um breve discurso do Papa Leão XIV a um grupo de políticos da diocese francesa de Créteil, do passado...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Regresso muitas vezes aos lugares onde sou feliz e me sinto inspirado. Assis é um desses e, sempre que posso, lá vou.
ver [+]
|