Pela sua Saúde |
Boletim médico #28
Cuidados com a exposição prolongada ao calor na JMJ 2023
<<
1/
>>
Imagem

Avizinham-se tempos de partilha. Partilha de fé, caminhos, emoções, conhecimento e cultura. Para além do calor humano, convém recordar que a exposição ao calor, que se prevê sentir nos dias da XXXVII Jornada Mundial da Juventude, quando prolongada, pode acarretar riscos para a saúde dos peregrinos e voluntários. Se vai participar no evento, há medidas que deve tomar, para se proteger.

O calor intenso favorece a desidratação, o agravamento de algumas doenças crónicas e pode levar a uma insolação, se os mecanismos de regulação da temperatura corporal falharem. A exposição solar acarreta, também, o risco de queimaduras.

A insolação associa-se a alguns sinais e sintomas, para os quais deve estar alerta: dores de cabeça intensa, temperatura corporal acima dos 40ºC, cãibras, tonturas, pele muito seca e quente, ausência de transpiração, confusão e eventual perda de consciência. Perante a suspeita de insolação, o INEM recomenda que se ligue de imediato para o 112. Até chegar a ajuda médica, é fundamental promover o arrefecimento corporal, movendo a pessoa para um local fresco, utilizando uma ventoinha ou refrescando-a com água.

 

O que pode fazer para se proteger?

 

  • Usar vestuário adequado é fundamental. Opte por calçado confortável e arejado, roupas leves, largas e confortáveis, de fibras naturais e cor clara, e utilize um chapéu de abas largas e óculos escuros, com proteção 100% UVA e UVB.
  • Deve, também, aplicar protetor com fator de proteção solar elevado (30 ou mais), cerca de 30 minutos antes da exposição solar, e reaplicá-lo de 2 em 2 horas. Mesmo estando à sombra, aplique sempre o protetor solar, porque a radiação UV reflete-se nas superfícies.
  • Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (o índice ultravioleta é maior entre as 11:00 e as 17:00), procurando zonas frescas ou climatizadas, sempre que possível.
  • Recomenda-se, também, o fracionamento das refeições, ao longo do dia, e uma ingestão abundante e regular de líquidos, mesmo que não tenha sede. A água é a bebida de eleição, devendo evitar bebidas gaseificadas, açucaradas e bebidas alcoólicas.

Se presenciar alguma situação de emergência médica, durante o evento, não hesite em pedir ajuda especializada às equipas de profissionais de saúde no terreno ou ao INEM.

Uma Jornada feliz, em segurança e com saúde!

 

Ana Sequeira
Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar
Clínica CUF S. João da Madeira e Hospital CUF Trindade

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Um breve discurso do Papa Leão XIV a um grupo de políticos da diocese francesa de Créteil, do passado...
ver [+]

Tony Neves
Regresso muitas vezes aos lugares onde sou feliz e me sinto inspirado. Assis é um desses e, sempre que posso, lá vou.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES