Entre os dias 8 e 15 de julho, a cidade de Assis, em Itália, recebeu 300 escuteiros da Região de Lisboa para viver a ‘IV Caçada Regional’. A atividade típica da I Secção deu a conhecer de perto a vida do patrono dos Lobitos, São Francisco de Assis, numa semana cheia de atividades, história e memória.
De volta a Assis
A Região de Lisboa promove, de quatro em quatro anos, uma ‘Caçada Regional’ em Assis. A atividade típica da I secção proporciona a todos os participantes uma semana na cidade de São Francisco, patrono da secção, procurando dar a conhercer, mais de perto, a sua história e testemunho de vida. Depois das edições de 2008, 2011 e 2016, e de em 2020 a atividade ter sido cancelada pelo período pandémico, o regresso a Assis ficou agendado para 2023, com os mesmos objetivos e vontade.
Esta ‘IV Caçada Regional em Assis’ contou com a presença de 236 Lobitos, de onde se destaca a presença do Agrupamento 894 - Montemor-o-Novo, da Região de Évora. Os elementos foram acompanhados por 80 Animadores, que deram suporte não só à vivência em Alcateia, como a toda a parte logística e pedagógica, coordenada por elementos da Região de Lisboa.
Cidade de São Francisco
Entre as colinas da Úmbria e as encostas do Monte Subásio, surge a cidade de Assis, onde nasceu e cresceu o Santo que amava as plantas, a terra e os animais. Para qualquer Lobito, conhecer a cidade natal do seu patrono é, por si só, motivo de entusiasmo e curiosidade. Por isso mesmo, sob o mote ‘A magia está de volta’, durante uma semana de atividade, os Lobitos visitaram vários pontos de interesse da vida e obra de São Francisco de Assis, reconhecendo o testemunho da sua presença.
Num sentido mais figurativo, e procurando não esquecer o imaginário, os Lobitos viajaram até Itália com um objetivo muito especifico: recuperar a magia na ‘Terra do Nunca’, ajudando Peter Pan e os seus amigos a recuperar de novo a a alegria, a fé, a esperança, o perdão, a verdade e a luz. A atividade, que contou com vários meses de preparação e envolvimento, culminou com muito amarelo a encher, por completo, todos os sítios por onde passavam!
Ao redor de Assis
Nas ruas de Assis, os Lobitos descobriram locais emblemáticos, como o Templo Minerva, a Igreja Nova, local onde ficava a casa de São Francisco, a Basilica de Santa Clara, a Igreja de São Rufino, onde foi batizado e, claro está, a Basílica de São Francisco de Assis, onde o Assistente Regional, Padre Marcos Castro, e o Assistente Adjunto do Agrupamento 626 Linda-a-Velha, Padre Sujith, celebraram uma Eucaristia em português, para os mais de 300 participantes na atividade.
No cimo do Monte Subásio, os Lobitos descobriram o Eremo dele Carceri, lugar de reflexão, onde São Francisco se refugiava para rezar. Num percurso árduo e trabalhoso, os participantes subiram até ao Ermitério e, já lá em cima, no silêncio e na hamonia da natureza, presenciaram com emoção os locais de oração do patrono e o poço no claustro onde o mesmo fez milagrosamente sair água.
Já em Greccio, os Lobitos descobriram uma vila de amor, onde São Francisco de Assis criou o primeiro presépio da história do Cristianismo. Este lugar de silêncio e recolhimento está repleto de memória, mostrando aos Lobitos a história do primeiro presépio, bem como exemplares de presépios de todo o mundo.
A lenda do lobo de Gúbio foi também explorada pelos Lobitos, visitando a vila correspondente, num dia de repleto de jogos, visita a pontos de interesse e, também, uma tarde de piscina.
Os protagonistas desta IV Caçada Regional em Assis regressaram a casa cheios memórias e alegrias, vivendo de pertoo testemunho da passagem, vida e obra do seu patrono, São Francisco de Assis.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|