No Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, Símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), sobrevoou a Diocese de Coimbra numa visita aérea pascal.
Esta visita, que marca a tradição da Diocese, teve desta vez lugar nos céus de Coimbra. A visita aérea pascal começou com a bênção de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, no Aeródromo Municipal de Coimbra. Em seguida, o avião descolou envergando uma faixa onde se podia ler “Aleluia! Há pressa no ar! JMJ 2023”, anunciando a Ressurreição do Senhor em ano do grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
O Bispo de Coimbra referiu à Agência Ecclesia que esta iniciativa “tem um impacto diferente em todos nós, dá-nos uma alegria maior podermos ver esta faixa sobrevoar a nossa cidade de Coimbra” e que receber os Símbolos da JMJ numa época tão importante tem um “sabor especial”.
Após esta visita pascal fora do comum, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani prosseguiram a habitual visita pela Paróquia de Trouxemil, transportada pelos Bombeiros Voluntários de Coimbra. Em seguida, visitaram as restantes comunidades da Unidade Pastoral Portas de Coimbra.
Também na Sexta-Feira Santa os Símbolos da JMJ marcaram presença em mais uma tradição da Diocese, em Miranda do Corvo, que conta já com mais de 30 anos. Durante a tarde, viveu-se então a Via-Sacra Urbana encenada pelos jovens da Unidade Pastoral de Miranda do Corvo e de Penela. Já a noite foi passada entre o Seminário Maior e a Sé de Coimbra.
Durante toda a Semana Santa, os Símbolos da JMJ peregrinaram pelas diversas Paróquias da Diocese, acompanhados pelos vários Comités Organizadores Territoriais (COT), começando na segunda-feira pelo COT F.A.Z.+, visitando instituições locais e municipais de Ferreira e, à noite, passando para o COT S. João Paulo II.
Na terça-feira foram recebidos com emoção, segundo revelou o Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra no seu Instagram, em várias paróquias, no hospital e nos Bombeiros, dia em que passaram para o COT Peregrinos do Zêzere. Aqui, os Símbolos presenciaram um momento musical e passaram a noite de quarta-feira, dia 5 de abril, em vigília estilo Taizé.
Na Quinta-feira Santa, após um cortejo pelas ruas de Pedrógão Grande, os Símbolos da JMJ estiveram na Eucaristia da Ceia do Senhor na Igreja Matriz e foram entregues ao COT duEça, tendo presenciado mais uma Celebração evocativa da Última Ceia de Jesus, na Igreja Matriz de Penela.
Sábado Santo foi um dia dedicado à oração, tanto durante a manhã, na Sé Nova de Coimbra, dinamizada pelos movimentos eclesiais, tanto da parte da tarde, no Carmelo de Coimbra.
A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani permanecerão na Diocese de Coimbra até ao fim do mês de abril. Podes acompanhar tudo através do nosso Instagram ou do Facebook.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|