JMJ Lisboa 2023 |
Colaboração
APAV e Fundação JMJ assinam protocolo
<<
1/
>>
Imagem

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinaram, dia 2 de março, um protocolo de colaboração com o objetivo de planear, monitorizar e construir sinergias que previnam e antecipem a prontidão de resposta a quaisquer incidentes que possam ocorrer antes e durante o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

Segundo revelou D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, “desde o início que surgiu esta vontade de estabelecer este protocolo com a APAV”, para que “nos possam ajudar, com as melhores práticas possíveis”. Além disso, pretende-se que “todas as pessoas que vêm à JMJ se sintam num ambiente acolhedor, seguro”, acrescentou D. Américo Aguiar.

Já João Lázaro, Presidente da Direção da APAV, afirmou que esta parceria foi assumida com “uma grande honra, sentido de responsabilidade e com muito orgulho”. “É a primeira vez que o foco das vítimas tem a sua dimensão própria num planeamento de um evento desta enorme dimensão”, referiu.

O protocolo prevê, conforme revelou João Lázaro, “todo um acompanhamento e uma parceria estratégica na área da prevenção, da capacitação e da formação” já que a APAV vai ter um Centro de Apoio à Vítima no recinto da JMJ Lisboa 2023 e uma Equipa Móvel de Apoio à Vítima, com técnicos disponíveis para se deslocarem e prestarem, sempre que necessário, serviços de apoio ao peregrino nas Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal).

Será ainda dada uma formação específica às várias equipas do Comité Organizador Local (COL) e a todos os voluntários que vão estar ao serviço na semana da JMJ Lisboa 2023 e na semana anterior. Além disso, durante a JMJ Lisboa 2023, haverá também um reforço da Linha de Apoio à Vítima 116 006, gratuita e confidencial.

Como indicou D. Américo Aguiar: “solicitámos à APAV para que, quer na formação dos nossos colaboradores, quer nas situações que ainda vão recorrer, possamos fazer tudo aquilo que é a preparação da JMJ de maneira que tudo esteja pronto”.

Foto: Ricardo Perna / JMJ Lisboa 2023
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES