A Igreja da Pena, na Calçada de Santana, em Lisboa, vai receber um concerto do coro Capela Nova de homenagem ao compositor William Byrd, nos 400 anos da sua morte. Será no próximo Domingo, dia 12 de março, pelas 16h30, com entrada livre.
“Representante exemplar da polifonia renascentista, Byrd viveu num contexto histórico conturbado, compondo tanto para a Igreja Anglicana como para a Igreja Católica, à qual se converteu. Destaca-se no programa a execução integral da Missa a Quatro Vozes, que, como a maior parte das obras que Byrd compôs para a liturgia católica, foram executadas na clandestinidade e não em catedrais e igrejas maiores como sucedeu com obras análogas dos seus contemporâneos Palestrina, Victoria, Lassus e os portugueses Cardoso, Magalhães e Lobo”, explica um comunicado.
William Byrd (1543-1623) foi um compositor inglês, considerado um dos maiores compositores do Renascimento e um dos maiores compositores britânicos, que teve grande influência, tanto da sua Inglaterra natal como no continente europeu. Byrd foi o compositor mais importante da época de William Shakespeare e, embora tenha produzido música sacra para anglicanos, tornou-se depois católico romano e escreveu música sacra católica.
Capela Nova
O coro Capela Nova é um grupo vocal de câmara, com uma formação base de 18 cantores. “Iniciou a sua atividade em outubro de 2010, a partir da ideia de promover um espaço de fruição estética e espiritual em torno da música coral de inspiração religiosa do séc. XX, com algumas incursões também nos reportórios renascentista e romântico”, refere uma nota. “Desde então tem apresentado publicamente obras de compositores tão diversos como: Britten, Bruckner, Cardoso, Carrapatoso, Chilcott, Dove, Duruflé, Elgar, Fauré, Finzi, Gibbons, Hindemith, Jackson, Lauridsen, MacMillan, Magalhães, Monteverdi, Morley, Palestrina, Pärt, Poulenc, Purcell, Ravel, Rubbra, Rutter Saint-Saens, Stainer, Stoiber, Stravinsky, Tallis, Tavener, Terry, Vierne, Villette, Vitoria e Walton”, acrescenta informação.
Os concertos do coro Capela Nova tiveram lugar em diversas igrejas de Lisboa – Sé Patriarcal, Basílica dos Mártires, São Domingos, São Tomás de Aquino, São José da Anunciada, Santa Isabel, São Nicolau, Santa Catarina, Nossa Senhora de Fátima, Pena, Evangélica Alemã, Convento de São Domingos, Convento dos Cardaes e Capela do Rato –, no Museu Gulbenkian, no Museu Nacional da Música, no Palácio Nacional da Ajuda, no Palácio Fronteira, no Centro Cultural de Cascais, na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, na Sé de Leiria e na Basílica do Santuário de Fátima.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|