O Núcleo Serra da Lua foi o segundo a ser criado na Região de Lisboa e conta com 18 Agrupamentos, integrando os Concelhos de Amadora e Sintra. Os principais objetivos da criação deste Núcleo, para além do acompanhamento regular aos Agrupamentos, foram a formação de Dirigentes e a expansão do Núcleo com a criação de novos Agrupamentos em Paróquias onde ainda não havia Escutismo.
O Núcleo Serra da Lua foi o segundo a ser criado na Região de Lisboa, aquando da divisão da Região em Núcleos devido à grande área que a Região abrange, e teve o seu início em 31/01/1996 integrando os Concelhos de Amadora e Sintra, tendo a sua sede na Igreja do Monte Abraão, em Queluz. Este Núcleo nasceu da necessidade de ter uma estrutura mais próxima dos Agrupamentos, tendo envolvido, desde o início, os Dirigentes que, de uma forma muito participativa, se empenharam na dinamização de Núcleo. Foi nomeado Coordenador e depois eleito primeiro Chefe de Núcleo José Carlos Completo, testemunhado pelo Cardeal-Patriarca D. José Policarpo, e primeiro Assistente Religioso o Padre Fernando Antunes de Cima, na altura Pároco do Monte Abraão, que disponibilizou um espaço para a sede do Núcleo.
Os principais objetivos da criação deste Núcleo, para além do acompanhamento regular aos Agrupamentos, foram a formação de Dirigentes e a expansão do Núcleo com a criação de novos Agrupamentos em Paróquias onde ainda não havia Escutismo, facto que teve enorme adesão e sucesso. Em paralelo a estes objetivos, o Núcleo também tem sido promotor de várias atividades com os jovens dos Agrupamentos, que proporcionam a partilha de experiências e práticas pedagógicas, tão importantes para o desenvolvimento integral da sua formação pessoal. Em relação à formação de Dirigentes, foi criada no Núcleo a “Patrulha Alexandre Magno” que passou a ser responsável pela dinamização de vários cursos de formação, a vários níveis, reunido aqui alguns dos Dirigentes mais experientes como Formadores qualificados. Passados todos estes anos de vida do Núcleo Serra da Lua, o Escutismo nos 18 Agrupamentos que dele fazem parte tem crescido em quantidade e qualidade, chegando atualmente muitos Agrupamentos a terem uma lista de espera de crianças e jovens para entrar no Escutismo. A forma com as Paróquias, através dos seus Párocos, têm acolhido o Escutismo tem sido preponderante para o enquadramento das crianças e jovens no seio da Igreja e no desenvolvimento da Fé em cada um deles, contribuindo, como Baden-Powell nos ensinou, a “deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.
texto por José Carlos Completo
[ Sabia que... ]
Pode saber mais sobre o Núcleo Serra da Lua em:
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|