Cáritas de Lisboa |
Cáritas Interparoquial do Tojal
Todos Juntos é Mais Fácil
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Interparoquial do Tojal foi “reconhecida” pela Cáritas Diocesana de Lisboa, em Junho de 2019. Após vários anos de voluntariado no terreno, o nosso grupo já detinha um espaço chamado “lojinha solidária” (dentro do centro paroquial de Santo Antão do Tojal), onde acolhíamos, triávamos e distribuíamos roupa, calçado, material escolar, alimentos e outros. Atualmente, damos apoio a cerca de 75 famílias, numa parceria com o Banco Alimentar e o acompanhamento da Assistente Social da Junta de Freguesia.

 

Todos os dias sentimos a dificuldade do voluntário. Compatibilizar a vida pessoal, familiar, profissional, por mais que se queira, sempre falta tempo, para conseguir dar a resposta necessária a quem precisa. Faz-nos falta alguém a tempo inteiro. Tempo para receber famílias que nos procuram, acolher, visitar, perceber a realidade de cada um, resposta a parceiros em programas, oficializar documentos e contatos. Tudo exige muita disponibilidade e entrega. O Voluntário deixa a família, a casa e o conforto para criar respostas, daí que, num núcleo de 20 voluntários inscritos, apenas metade sinta o compromisso da comparência, com assiduidade.

Aumenta a cada dia a preocupação com os mais desfavorecidos: a redução do poder de compra da população em geral. O preço das rendas, praticados nestas aldeias, já rondam os 450/500¤, quando o vencimento médio é de 650¤. Às famílias monoparentais, que têm filhos na escola, que precisam de acesso à internet, por motivos escolares (ainda que, aos olhos de muitos, isso seja visto como um “luxo”), de água, luz, etc., é muito difícil fazer face a todas as despesas, mesmo tendo uma fonte de rendimento.

Em zonas mais desfavorecidas, identificamos casos de migrantes, que chegam à procura de “melhor vida”. Residem em zonas de verdadeiras “barracas”, sem documentos para poderem integrar outro mercado de trabalho, muitos já com documentos caducados, sem dinheiro para a sua legalização, acabando por cair no vício do álcool, das drogas, e até na prostituição, pois já trouxeram filhos para Portugal, e precisam de encontrar soluções para a sua sustentabilidade. Percebemos que existe falta de apoio psicológico e de orientação familiar, para aprenderem a gerir as dificuldades que a vida apresenta, nomeadamente, a gestão financeira, redução de despesas em bens supérfluos.  

Terminado o protocolo com Câmara Municipal de Loures, (03/2020 a 03/2022), no apoio de bens alimentares, receamos não conseguir responder às necessidades das famílias que acompanhamos. Sabemos que o Banco Alimentar faz um esforço para enviar o máximo que pode, mas fica longe das necessidades, quando não conseguimos dar 1L de leite a cada utente, quando o azeite que não chega para todos os cabazes, e quando temos de decidir se dar atum ou salsichas, em alternativa, etc.). A renovação deste protocolo ou de outro, em novos moldes, é urgente.

Sabemos que estamos a descrever problemas muito complexos e difíceis de resolver. Focamo-nos em problemas transversais ao mundo inteiro, bem o sabemos, mas não podemos dizer que está tudo bem, porque não está.

Somos “uma gota neste oceano” de problemas, a tentar inverter esta tendência. Mas sempre que recebemos um sorriso de quem ajudamos, um lagrima de agradecimento pelo tempo disponibilizado, o cansaço e as horas dedicadas desvanecem por completo. Neste campo sentimos que recebemos muito mais do que damos.

A Caritas Interparoquial do Tojal candidatou-se ao programa Bairros Saudáveis, com o “projeto Zambujal +” nº 702, apoiado pelo Governo Português e pelo PRR, e conseguiu a sua aprovação. O Projeto tem como alvo a população residente no bairro Caar do Zambujal – Loures (nossa área de intervenção). Tem por objetivo criar um polo de distribuição (já a funcionar, ainda que não seja no local definitivo), uma sala de estudo acompanhado, acompanhamento psicológico e social para esta comunidade maioritariamente africana - muitos deles em situação bastante crítica a todos os níveis. Queremos melhorar a infraestrutura desportiva e cultural desta comunidade, o seu convívio, assim como algumas acessibilidades. Preocupámo-nos também com a sensibilização e aconselhamento sobre Covid, sexualidade e higiene oral. A execução do projeto iniciou-se no final de 2021 e decorre até meados de 2022.

Estamos nas redes sociais (Facebook e Instagram), com os endereços: “Caritas Interparoquial do Tojal” e “Zambujal +”, para que quem nos apoia com donativos tenha conhecimento do fim que lhes é dado.

No campo da formação, apoio e proximidade, temos muito a agradecer à CDL. Tem sido um pilar fundamental, nos últimos dois anos, ao assegurar e responder a algumas situações e emergências, com equipamento, “Tickets Restaurant”, EPI e outros apoios.

O nosso lema, enquanto grupo voluntário, é #todosjuntosémaisfácil, e é assim que queremos continuar, com Fé e Resiliência, a estar presentes na vida de quem mais precisa, contando com todos os que de coração estejam disponíveis para ajudar.

texto e fotografias por Cáritas Interparoquial do Tojal
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES