Seis centenas de alunos de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), do 2.º e 3.º Ciclos, e professores acompanhantes, vindos de dez escolas da diocese, deram corpo ao XXII Interescolas que aconteceu no passado dia 29 de março, em Fátima.
“Depois de dois anos sem podermos festejar, de novo a alegria do reencontro, e a certeza de, como sempre, estarmos Juntos, a caminho!”, referiu o diretor do SDER (Secretariado Diocesano de Ensino Religioso) de Lisboa, padre Paulo Malícia, ao descrever este encontro. A atividade foi possível porque os docentes de EMRC “levantaram-se e fizeram caminho”. Para a professora Luísa Carvalho, foi um “dia de festa e alegria”, de “encontro e descoberta”, de “chegada e de recomeço”. Já o professor Ricardo Fernandes destacou a “vontade enorme de voltar a estar juntos”. O docente Paulo Santos considera que este foi “o melhor Interescolas de sempre”, enquanto o padre Lúcio referiu que foi “um encontro super dinâmico, animado e verdadeiramente espetacular” e a professora Gisela Fialho sentiu-se tocada pelos “momentos intensos de partilha, alegria e comunhão profunda”.
Segundo o SDER de Lisboa, o docente José Manuel Gonçalves considerou que “juntos partilhámos o nosso amor por Cristo e uns pelos outros” e para o professor José Cruz “a semente lançada à terra dará o seu fruto”. O XXII Interescolas Diocesano, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, foi, para o professor Silvino Oliveira, “um momento de convívio muito interessante”, onde “barreiras foram estreitadas e laços criados entre alunos e professores”. “Unidos somos mais fortes!”, garante.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|