Lisboa |
Conferência Episcopal Portuguesa
Igreja disponível para abrir arquivos diocesanos
<<
1/
>>
Imagem

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou a disponibilidade dos bispos para a abertura dos arquivos diocesanos à Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa. 

“Há disponibilidade de todos, das dioceses, para ver o que existe nestas situações, perceber o que existe, para clarificar”, indicou o padre Manuel Barbosa, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho Permanente da CEP, a 8 de fevereiro, em Fátima. Segundo o responsável, a Assembleia Plenária de abril vai discutir o “modo mais adequado” de proceder para que “tudo o que lá estiver seja conhecido, nesta área, com a colaboração da Comissão Independente”.

Entretanto, as Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis reuniram, em Fátima, a 5 de fevereiro, e constituíram uma Coordenação Nacional, representativa de todo o país, que tem como objetivo “assessorar o trabalho de cada comissão diocesana, propor procedimentos e orientações comuns, ajudar em tudo o que possa proteger as vítimas e esclarecer sobre quadros normativos canónicos e civis relacionados com os processos de abuso sobre menores, tanto no que respeita ao acompanhamento da vítima como na atenção ao agressor”, segundo um comunicado. A nova coordenação “respeitará a autonomia de trabalho” de cada Comissão Diocesana e da Comissão Independente, manifestando “disponibilidade para ajudar em tudo o que possa facilitar e agilizar o trabalho que esta desenvolve”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES