Mundo |
40 histórias de entrega para viver a Quaresma
Mártires e Heróis por Amor
<<
1/
>>
Imagem
Video

Consciencializar para a temática da perseguição religiosa. É este o objetivo da Fundação AIS - Ajuda à Igreja que Sofre para esta Quaresma, com o ‘Calendário de Oração’ com 40 histórias de entrega para este tempo litúrgico de preparação da Páscoa.

“Durante a Quaresma, a Fundação AIS tenciona honrar e recordar aqueles que heroicamente ofereceram a sua vida por Deus e pelos seus irmãos. Não estamos a investigar o passado ou tempos distantes. Todos os testemunhos são do século XXI. Aqui e agora somos testemunhas da dedicação dos nossos irmãos e irmãs na fé. Poderia haver muitos mais, que não incluímos por razões de espaço. Este calendário é um pequeno sinal da nossa gratidão e admiração”, refere a AIS, em comunicado.

Intitulado ‘Mártires e Heróis por Amor’, este calendário dá a conhecer episódios marcantes da vida de cristãos perseguidos. “Em cada dia da Quaresma é apresentado um caso de um cristão que levou até ao extremo a sua fidelidade a Jesus”, salienta a nota, referindo que “para receber o calendário basta preencher o formulário na página da Fundação AIS.

“Todos os dias podiam ter optado por fugir do Iraque, Síria, Iémen, Burkina Faso, Nigéria, Índia ou Paquistão, onde ser cristão pode significar a morte. Podiam ter calado a sua fé, emigrado para outro país mais pacífico, ter olhado para o lado diante da corrupção e da injustiça. Mas escolheram seguir o Mestre, tomar a cruz de cada dia, imolar-se pelos seus irmãos e levar o amor de Deus até ao último recanto da terra”, lembra a fundação, a propósito dos cristãos retratados neste ‘Calendário de Oração’. “E depois da morte e de tanto sofrimento, a Ressurreição. É por isso que estas mulheres e estes homens corajosos que apresentamos colocam acima de tudo o perdão, a reconciliação, a paz, a fé, a entrega, a simplicidade, a alegria, a lealdade e a confiança. Em suma, o amor”, acrescenta o comunicado, convidando os portugueses à oração: “Aproxime-se de cada um deles em cada dia da Quaresma, conheça-os, ouça-os... e verá como esse Amor com maiúscula penetrará fortemente no seu coração. Não se esqueça de rezar por eles”.

 

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES