Cáritas de Lisboa |
Balanço do ano 2018
Conhece a Cáritas Diocesana de Lisboa? Sabe quem foi em 2018? E sabe que pode contar sempre com ela?
<<
1/
>>
Imagem

Estar próximo de quem mais precisa, formar e acompanhar quem presta esta vizinhança, através do programa +Próximo, promover a cultura do encontro e colaborar com outros agentes, estando atenta aos desafios de hoje e melhorando cada dia a sua intervenção. Esta a Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) em 2018. 

A Semana Nacional Cáritas é um dos centrais eventos em cada ano de atividade da CDL. Em 2018 o seu foco esteve na Paróquia de Alcobaça, com um programa muito variado e riquíssimo, que viria a fechar-se com uma viagem sociocultural a Alcobaça de amigos familiares e colaboradores CDL. A Semana inaugurou uma Causa Anual ou seja a remodelação de uma casa para acolher pessoas vítimas de todo o tipo de violência, estando ainda em curso a angariação do dinheiro necessário para a realização das obras.

Alcobaça acolheu ainda um grupo de jovens da Cáritas de Alsácia (França), num momento em que era tão necessário colher legumes e cuidar da horta comunitária, entregue a quatro instituições da terra, entre elas a Cáritas Paroquial.

Outros voluntários estiveram em Lisboa para apoiar as atividades da CDL. Alunos da Escola La Rochelle Business School continuam a bater-lhe à porta para a realização do que chamam de Missão Humanitária, mas houve também quem tivesse vindo da Itália central e da Sicília, nomeadamente da Cáritas de Ragusa. Este último terá sido, sem dúvida alguma, o voluntariado que melhor respondeu às necessidades da CDL, também por ter sido o mais bem preparado e o mais longo.

GENTESfest, realizado em Junho, no Jardim Vasco da Gama de Belém (Lisboa), foi a grande novidade do ano. Começou pequeno, mas o seu potencial é enorme, já que a aproximação de povos e culturas, num espaço de encontro, é o seu grande objetivo, no encalço de uma Campanha da Caritas Internationalis (Share Journey), tão querida e promovida pelo Papa Francisco.

Ainda que não exercidas diretamente pelo GAS, iniciativas como o Projeto Amigo, do qual nasceu a Cooperativa Projeto Esperança, a Loja Solidária, às quais se junta, todos os anos, a campanha de Recolha de Material Escolar e o Projeto Famílias comVida foram em 2018, como hão-de continuar a ser, expressões da ação social da CDL, a favor da famílias da diocese, e de quem entre elas vive grandes e severas necessidades.

Ainda no decorrer do verão, a celebração do Dia Internacional da Caridade tem-se tornado sempre mais o grande dia CDL. Refletir a importância da Caridade, falar das suas concretas manifestações e celebrá-la como grande amor ao próximo, têm sido momento de um intenso programa vivido no Lar da Bafureira, com amigos, Benfeitores, Mecenas, Familiares, Parceiros e Colaboradores CDL.

Uma Igreja pobre para os pobres esteve bem presente na celebração do Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza e do Dia Mundial dos Pobres, em iniciativas onde a CDL foi parceira e dinamizadora. Expressão desta entrega tem sido todo o apoio dado ao bairro da Torre (Camarate-Loures), onde a dignidade de quem lá vive é violada diariamente e a colaboração com a associação ALEM.

O ano fecha-se com a Campanha 10 Milhões de Estrelas, desta vez a favor da Caritas da Venezuela e da Causa Anual CDL. E ainda em contexto natalício, a Mala da Partilha não só se abre ao fenómeno das migrações-refugiados, como insiste em tudo fazer para que os milhões de pessoas forçadas a abandonar as suas terras estejam na ordem do dia dos líderes mundiais.  

 

Saiba mais em www.caritaslisboa.pt

 

_______________


Fazer bem o BEM - Gabinete de Ação Social

O Gabinete de Ação Social (GAS) realiza a missão da Pastoral Social da Igreja na Diocese de Lisboa, respondendo prontamente a situações de pobreza e exclusão social, através de uma estratégia conjunta de intervenção local, onde os principais agentes são as paróquias da diocese, os seus centros sociais, as Cáritas paroquiais e os grupos paroquiais de ação social.

 

Continuidade da família - Creche Caritas

Creche Caritas é uma valência da CDL. Em 2018, a Creche Caritas foi continuidade da família de cada criança. Uma ação de excelência, diferenciadora na primeira infância, capaz de satisfazer as exigentes necessidades e expectativas das crianças e das suas famílias.

 

Cidadãos de pleno direito - CLAIM de Cascais

O CLAIM Cascais é um serviço da CDL. Presta atendimento a imigrantes, privilegiando o apoio a pessoas em situação de grande vulnerabilidade e exclusão social. É umas das prioridades do serviço, como ponto de partida para o exercício de cidadania e integração plena, a regularização da situação de permanência.

 

Coração é meu doce lar - Lar da Bafureira

O Lar da Bafureira é uma das valências da CDL. Nasceu há 17 anos com o propósito de acolher e promover o bem-estar de 51 pessoas idosas. Desde então, tem vindo a aperfeiçoar o seu trabalho, apostando na qualidade, veiculada diariamente aos seus residentes nos cuidados prestados, mas também no afeto, carinho e amor, gentilmente dados pela equipa, a cada um dos residentes. 2018 foi um ano de restabelecimento de pontes com a comunidade em que está inserido.

 

Vestir o corpo e a casa - Loja Solidária

Já com 9 anos de vida, a Loja Solidária “É Dado” foi criada pela CDL, no âmbito do Projeto “Igreja Solidária”. O seu funcionamento é totalmente assegurado por voluntários. Conta com a generosidade de muitos particulares e empresas, do Projeto Amigo, ao doarem à Loja vestuário e calçado em bom estado, roupas de casa, louças, livros, brinquedos e pequenos eletrodomésticos, bem como restos de coleções de lojas, excessos que permitem satisfazer os pedidos de diversas instituições e associações. O número de utentes que vieram à loja pela primeira vez aumentou em 2018.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES