Vocações |
‘Geocaching Vocacional’
Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Servas dos Pobres
<<
1/
>>
Imagem

Iniciamos neste mês a rubrica ‘Geocaching Vocacional’ onde pretendemos apresentar alguns caminhos vocacionais.

 

A Companhia das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, Servas dos Pobres, é uma “Sociedade de Vida Apostólica”, fundada em França, no século XVII, por S. Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. As designações “Filhas da Caridade e Servas dos Pobres” vêm desde as primeiras Regras e Estatutos (1646) e foram retomados nas Constituições aprovadas pela Santa Sé, em 1983.

Nas palavras e intenções dos Fundadores, “as Filhas da Caridade não são religiosas, mas leigas consagradas no mundo. Em fidelidade ao seu Batismo e em resposta a um chamamento de Deus, consagram-se inteiramente e em comunidade ao serviço de Cristo nos Pobres, seus irmãos e irmãs, com um espírito evangélico de humildade, simplicidade e caridade”.

A sua vocação “impele-as a assistir toda a sorte de pessoas: homens, mulheres, crianças e, em geral todos os pobres que delas têm, necessidade”.

 

A Espiritualidade

As virtudes evangélicas da humildade, simplicidade e caridade são, pois, o caminho pelo qual, como Filha da Caridade e Servas dos Pobres, nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo. Essas disposições contemplamo-las em Cristo para as traduzir na própria vida.

Este espírito deve impregnar toda a vida e toda a nossa personalidade espiritual, e leva-nos a cultivar uma relação profunda e pessoal com Deus: no silêncio, na oração, e no serviço a Cristo nos Pobres, comprometemo-nos a viver a consagração batismal mediante a prática dos Conselhos Evangélicos de castidade, pobreza e obediência que nos fazem estar disponíveis para o fim da Companhia: o Serviço de Cristo nos Pobres.

“É o amor de Jesus Cristo crucificado que nos impele, Ele é a fonte de onde jorra o nosso amor, o fogo que estimula a nossa ação e nos impele a ir aos pobres, a força que dinamiza os nossos projetos, o tesouro que dá sentido à nossa vida consagrada a Deus. Como todo o batizado, sentimo-nos chamadas á plenitude da vida cristã, a santidade.

Vicente e Luísa inculcaram-nos o amor e a imitação da Virgem Maria e nos convidaram a contemplar nela: a Imaculada, totalmente aberta ao espírito, a Serva humilde e fiel dos planos do Pai, modelo dos corações pobres, a Mãe de Deus, mãe de misericórdia e esperança dos pequenos”.

 

A Missão

Seguindo os passos de Jesus e o exemplo de S. Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade anunciam o Evangelho, servindo os Pobres. Desde a fundação da Companhia, as Irmãs sabem que “Deus as espera nos que sofrem”, nas suas múltiplas necessidades, lá onde eles se encontram.

Atenta “aos irmãos e irmãs sofredores e aos sinais dos tempos e à Igreja” a Companhia percebe, através deles, os apelos de Cristo e esforça-se por dar-lhes respostas adequadas.

As Irmãs dedicam-se a trabalhos na área de serviço social e a uma grande variedade de atividades humanitárias. Buscam promover a Justiça, a paz e a solidariedade. Esta é a razão pela qual as missões das Filhas da Caridade estão em constante transformação e adaptação.

 

Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo

Aven. Marechal Craveiro Lopes nº 10 - 1749-011 LISBOA

Tel. 217 591 413

Mail: fc.curia@iol.pt

Site: www.filhasdacaridade.pt


________________


Semana dos Seminários

 

A Semana dos Seminários decorreu entre 6 e 13 de novembro.

Conforme anunciado no mês passado, os nossos seminaristas visitaram 34 paróquias da nossa diocese.

Na nossa diocese, editámos os habituais livretos com a apresentação dos nossos seminaristas e das datas vocacionais deste ano. Depois de termos recebido os pedidos das comunidades paroquiais, os mesmos livretos vão agora ser impressos e enviados às ditas comunidades.

 

________________


Ordenações Diaconais e Presbiteral

 

8 de Dezembro | 15h30 | Mosteiro dos Jerónimos:

Ordenações de 5 diáconos e 1 presbítero, no encerramento solene do Sínodo Diocesano.

 

Ordinandos:

Diáconos:

Pedro Tavares, Peniche

Miguel Vasconcelos, Estoril

Marco Leotta, Itália

Lúcio dos Santos, Brasil

Rui Ferreira, smp

Presbítero:

Fredy Moreno, ssp

 

________________


Partilhe connosco…

Partilhe connosco as atividades vocacionais que vão acontecendo na nossa Diocese!

Na Paróquia, na Comunidade, no Grupo de Jovens, na Catequese, no Movimento, na Família… em todo o tempo e lugar o Senhor chama e espera ser acolhido.

Contamos consigo (e contigo também) para dar esta boa notícia a todos de que o Senhor continua a chamar os homens e as mulheres a serem pessoas à Sua imagem e semelhança, os cristãos a ser santos, as famílias a ser sinal do Seu amor pela Igreja, raparigas e rapazes a segui-l’O de mais perto para serem sinal do Céu e para serem pastores do Seu Povo.

Enviem-nos as vossas notícias para o email vocacoesxpo@gmail.com, de preferência com alguma fotografia a acompanhar, para as publicarmos quer aqui, na Voz da Verdade, quer no nosso site (www.vocacoesxpto.net).

Partilhe connosco!

 

________________


Agenda vocacional


17 a 19 de dezembro

Estágio do pré-seminário para rapazes do 7º e 8º anos (http://seminarios.patriarcado-lisboa.pt/o-pre-seminario/inicio/)

 

17 a 20 de dezembro

Luzeiros de Natal – para raparigas do 7º ao 9º anos e do 10º ao 12º anos (www.vocacoesxpto.net/luzeiros)

 

20 a 23 de dezembro

Campanário do pré-seminário para rapazes do 9º ao 11º anos (http://seminarios.patriarcado-lisboa.pt/o-pre-seminario/inicio/)

 

27 a 29 de dezembro – “Um Menino nos foi dado” – encontro para raparigas, adolescentes e jovens, em Camarate, nas Irmãs Discípulas do Divino Mestre

textos pela Pastoral das Vocações
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES