Vocações |
Vocações
Grupo MAIS ALÉM
<<
1/
>>
Imagem
O Grupo MAIS ALÉM é uma oferta para jovens raparigas, a partir dos 14 anos de idade, que queiram aprofundar a descoberta do modo de melhor escutar Jesus e de Lhe responder com alegria e generosidade. Permite que algumas daquelas que participam nos Campos Vocacionais organizados pelo Sector diocesano de Animação Vocacional possam ir mais além na sua procura e caminhada vocacional. Este grupo subdivide-se em dois. O primeiro está orientado para raparigas que frequentem o 9º, 10º e 11º anos de escolaridade e reúne um fim-de-semana por trimestre, na Casa do Oeste. O segundo é para jovens do 12º ano e mais velhas, e reúne um sábado por mês, rodando por casas de Institutos religiosos e seculares que, assim, vão dando a conhecer-se no que são e fazem.

Apresentamos, de seguida, dois pequenos testemunhos de duas jovens que participaram nos passados dias 21 e 22 de Março no encontro deste segundo trimestre 2014/15. O primeiro dos testemunhos é da Verónica, que já caminha no grupo há alguns anos. O segundo é da Rita, que iniciou a sua caminhada precisamente neste encontro, depois de ter participado por duas vezes nos Campos Vocacionais (ver mais informação em notícia noutro lugar desta edição).

 

______________


"Mais Além". É o nome do grupo no qual faço parte há cerca de 4 anos; um grupo de raparigas acompanhadas por animadoras e consagradas da nossa diocese e o Pe. José Miguel, na procura do que Deus sonhou (e sonha) para cada uma de nós.

 Foram, desde o primeiro encontro, dias muito cheios e envolventes: pelos diversos momentos de intimidade com Jesus, pelas catequeses, pelas partilhas, pelas refeições, pelos tempos livres ou por simples gestos, como um simples sorriso rasgado, que não poucas vezes nos são oferecidos. A amizade calorosa que recebo tanto da parte dos animadores como da parte de cada uma das raparigas é especial e única. No fundo cada momento vai-me fazendo adentrar no amor de Deus, convergindo para uma relação próxima e para a descoberta, aos poucos, do lugar que me foi destinado neste "sonho missionário de chegar a todos".

É esse sonho que guia, este ano, os encontros. No encontro de Outubro guiou-nos o sonho de José do Egipto e neste último encontro (21 a 22/02) guiou-nos o sonho missionário de Deus. Estiveram connosco consagradas das Irmãs Missionárias Combonianas, das Irmãzinhas de Jesus e das Sementes do Verbo que tão alegremente partilharam connosco a história dos fundadores das suas congregações e como Deus tinha chamado cada uma delas para dar testemunho do amor. Entre outras actividades que fizemos, fomos à missa com a comunidade de Ribamar que nos acolheu com os braços abertos e rezámos o terço missionário com a presença de Nossa Senhora que "nos leva sempre a Jesus" (Papa Francisco).

Verónica (16 anos)

 

Este fim-de-semana houve um encontro do grupo Mais Além, um grupo de raparigas entre os 13 e 17 anos que fazem uma caminhada vocacional. O tema foi “O Sonho Missionário” o mesmo do caminho sinodal da nossa diocese “O Sonho Missionário de chegar a Todos”.

Ouvimos o testemunho de irmãs de três congregações diferentes, que nos mostraram como é que elas vivem a sua vida missionária. Estes testemunhos marcaram-me muito, pois pude perceber de quantas variadas formas esta dimensão missionária se pode encontrar na Igreja.

Percebi que ser missionária passa por todos, consagrados ou não, pois somos enviados por Deus, para cumprir o projeto que Ele tem para cada um de nós. Na mensagem do Santo Padre para a Quaresma, ele dá-nos pistas para conseguirmos descobrir e pôr em prática o sonho missionário do Senhor.

Deste encontro saí muito cheia, com uma vontade imensa de fazer parte da concretização deste sonho tão grande, mas que precisa de cada um de nós, na oração e na relação com os outros.

Rita (17 anos)

 

______________


Campos Vocacionais para Raparigas

 

Com as férias da Páscoa que se aproximam, vêm também os Campos Vocacionais para adolescentes e jovens raparigas, na Casa do Oeste, organizados pelo Sector de Animação Vocacional da nossa Diocese. São quatro dias cheios de actividades vária e oração, adaptado às idades das participantes. Neste Ano da Vida Consagrada, é uma oportunidade para cuidar, com novo ânimo, do nosso dever de emprestar a Deus a nossa voz e a nossa mediação, a fim de que o seu chamamento se faça ouvir junto daquelas que Ele quer consagrar a Si. Não esqueçamos que para que elas possam responder a seu tempo, precisam de aprender, desde cedo, a escutar e confiar no sonho de Deus. Mais informações podem ser obtidas através do site daquele Sector diocesano: www.vocacoesxpto.net. Vamos, faça a sua parte e convide uma adolescente ou jovem:

 

Campo Vocacional Adolescentes

(Raparigas no 7º, 8º e 9º anos de escolaridade): 21 a 24 de Março, na Casa do Oeste.

Campo Vocacional Jovens

(Raparigas no 10º, 11º e 12º anos de escolaridade): 21 a 24 de Março, na Casa do Oeste.

A inscrição deve ser feita para vocacoesxpto@gmail.com. Em resposta, será enviado email com todas as informações necessárias.

 

______________


Campos do Pré-Seminário

Com o tempo da Quaresma e as férias da Páscoa aproximam-se, igualmente, as actividades vocacionais do Pré-Seminário. Aqui fica uma notícia a seu respeito. Mais informações e inscrições devem ser procuradas e feitas no site: www.preseminariodelisboa.net.

 

Retiro Vocacional

(Rapazes no 12 ano de escolaridade e mais velhos): 20 a 22 de Março, no Seminário de Caparide.

Estágio da Páscoa

(Rapazes no 7º e 8º anos de escolaridade): 21 a 23 de Março, no Seminário de Penafirme.

Campanário da Páscoa

(Rapazes no 9º, 10º e 11º anos de escolaridade): 28 a 31 de Março, no Seminário de Penafirme.

textos pela Pastoral das Vocações do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES