Missão |
Advento 2014
FEC lança percurso de oração para o Advento
<<
1/
>>
Imagem

Em cada dia da nossa vida, Jesus quer (re)nascer em nós, quer fazer-se vida na nossa vida. Ele convida-nos diariamente a abrir o nosso coração ao Seu amor, espelhado em cada irmão que connosco se cruza. Em cada ação do nosso dia, devemos empenhar-nos em abrirmo-nos aos outros, olhar o irmão, sentir que somos parte de um mundo e atender às particularidades de cada um, em qualquer lugar do Planeta. Neste I Domingo de Advento, a FEC – Fundação Fé e Cooperação propõe um itinerário de oração até ao Natal, cruzando diferentes olhares sobre o mundo atual. “Abandonar-se em Suas mãos… acreditar, confiar e dar o sim ao Seu projeto” é o percurso, que pode ser consultado em www.fecongd.org.

 

Esperar na Alegria com Maria

Somos convidados a esperar com Maria, a ser alegres e perseverantes com Ela, renovando a cada momento o “sim” por ela dado sem qualquer hesitação. Ainda que a dificuldade possa surgir, os desencontros e as contrariedades que vamos encontrando ao longo do caminho nos possam fazer parar, não devemos nunca deixar de crer na Sua Verdade: Ele quer nascer, todos os dias, no nosso coração.

Não nos podemos fechar nas nossas igrejas e nas nossas casas e ignorar o que se vive nos países em desenvolvimento e nas nações em guerra. Não nos podemos sentar e rezar sem nos arder o coração pelas provações por que passam os nossos vizinhos, familiares ou amigos.

Neste tempo de Advento, se olharmos as leituras que nos são propostas, no sim sem hesitações de Maria, vemos um claro apelo a que sejamos cristãos mais comprometidos e empenhados no mundo em que vivemos.

 

Quatro olhares diferentes, iluminando o caminho

Com os olhos e o coração na liturgia de cada domingo de Advento, a FEC quer ser também canal de (re)nascimento em cada coração, lançando o desafio de quatro reflexões, quatro olhares, de leigos e consagrados, para ajudar nesta caminhada até ao coração deste Deus amor, que nasce para nós!

Acreditamos que estando em comunhão, a nossa oração se torna mais rica e mais fecunda, centrada num mesmo ponto: caminho para Ele, com Ele e por Ele. Maria ilumina esta caminhada, em cada um dos olhares propostos. E desta forma Ele nasce, renasce e acontece no coração de cada um de nós!

Será Natal, quando cada um de nós deixar que Ele seja em nós!

Queremos caminhar juntos e viver este Natal em união de corações e em sintonia na oração!

Esta proposta de reflexão do advento, pode ser consultada no site da FEC, em www.fecongd.org.

texto por Catarina António, FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Vivemos um tempo de grande angústia e incerteza. As guerras multiplicam-se e os sinais de intolerância são cada vez mais evidentes.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Jamais esquecerei a forte emoção que experimentei há alguns dias. Celebrávamos a missa exequial de...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O último estertor da dissoluta Assembleia da República atenta gravemente contra a liberdade, a religião,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Somos alertados pelo Papa Francisco na Mensagem do dia da Paz de 2024 para o facto de as máquinas inteligentes...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES