Especiais |
Semana dos Seminários 2013
“Rezar para que Cristo se forme em cada um”
<<
1/
>>
Imagem
Video
A Semana dos Seminários é um momento para toda a Igreja “rezar pelos seminários, pelo pré-seminário, pelos jovens e pela Igreja Povo de Deus, para que Cristo se forme em cada um”. Este é o apelo do reitor do Seminário dos Olivais, padre José Miguel Pereira, numa mensagem-vídeo por ocasião da Semana dos Seminários, que tem início este Domingo, 10 de novembro, e se prolonga até dia 17.

 

Neste vídeo publicado no canal do YouTube (www.youtube.com/patriarcadolx) do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, o padre José Miguel sublinha que a Semana dos Seminários “é um tempo importante para, de forma mais atenta, nos lembrarmos e cuidarmos dos nossos seminários e do cuidado pelas vocações sacerdotais”.

Este ano, esta semana de oração pelos seminários tem como tema ‘Para que Cristo se forme em nós’. “Este tema dá o fio condutor a tudo aquilo que durante esta semana podemos fazer, seja em termos de catequese, em vigílias de oração ou em outras formas de ajudar as famílias e as comunidades cristãs a rezar pelos nossos seminários e a estarem atentas ao chamamento de Deus a jovens que Deus queira chamar ao sacerdócio”, refere este sacerdote. “O tema deste ano acho-o particularmente feliz porque nos ajuda, primeiro, a olhar para estas casas de formação como um espaço onde se procura crescer até à estatura de Cristo, e Cristo se vá formando na vida, na pessoa de cada um dos candidatos ao sacerdócio, seja na primeira fase de um caminho de discernimento e de decisão pela consagração ao Senhor, seja depois numa segunda fase, do aprender a ter os sentimentos, os gestos e as atitudes de Cristo, Bom Pastor”.

Ainda sobre a temática deste ano, o padre José Miguel aponta que o tema “é particularmente feliz porque ajuda a meditar no sacerdócio como um instrumento que Deus oferece à Igreja, para que Cristo se forme no Povo de Deus”. “Esta ‘tensão’ para que Cristo se forme em nós não é apenas exclusivo dos que andam nos seminários, mas é um serviço a todo o povo e é um dom para todo o povo. Cuidemos dos seminários para que Cristo se forme no Povo de Deus, para que o sacerdócio ajude todos os cristãos a redescobrirem também a sua condição sacerdotal, profética e real, a sua missão no seio da Igreja e a sua filiação que os leva a configurarem-se, também, com Cristo e a crescerem até à estatura de Cristo”, apela o reitor do Seminário dos Olivais.

Nesta mensagem-vídeo, o padre José Miguel lembra ainda que Cristo chama todos os homens. “A Semana dos Seminários ajuda também a descobrir que este cuidado e esta atenção pelas novas vocações recentra-nos a questão da interpelação vocacional não numa realização pessoal, não numa busca individual, onde cada um procura aquilo que melhor lhe convém, mas exatamente integrado neste projeto do Reino de Deus, para que Cristo se forme em cada homem, em cada mulher”.

 

Descoberta da vocação passa pela comunidade

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. Virgílio do Nascimento Antunes, considera que a Semana dos Seminários “constitui uma grande oportunidade para que todas as comunidades cristãs reavivem a consciência de que hão-de estar sempre abertas a acolher Cristo e a permitir que Ele se forme nelas”. Numa mensagem por ocasião da Semana dos Seminários, D. Virgílio sublinhou ainda que “o caminho da descoberta da vocação sacerdotal passa sempre pela comunidade cristã que possibilita às crianças e aos jovens esse encontro marcante com Cristo, que chama, transforma e envia”. 

 

________________


Oração para a Semana dos Seminários

Senhor nosso Deus e nosso Pai,

Obrigado pelo dom de Jesus Cristo,

Teu Filho e nosso Irmão.

Ele vem aos nossos corações,

Converte-nos e transforma-nos,

Faz de nós Teus filhos bem amados.

Ajuda-nos a crescer no amor filial,

Até à estatura do Homem Perfeito,

Até às alturas do amor e do serviço.

Fortalece os nossos seminaristas,

Com o dom do Teu Espírito,

Para que sejam imagens de Jesus,

Vejam com o Seus olhos,

Amem com os Seus sentimentos,

Sirvam com as Suas disposições filiais.

Nesta Semana dos Seminários,

Nós te suplicamos, pela intercessão de Maria:

Concede à Tua Igreja

Muitas e santas vocações sacerdotais.

Ámen.

 

________________


Seminário dos Olivais mostra vida comunitária

Os seminaristas do Seminário dos Olivais, em Lisboa, produziram um vídeo onde ‘abrem’ as portas desta casa de formação. Publicado no canal do YouTube do Patriarcado de Lisboa (www.youtube.com/patriarcadolx) e também no Portal Sapo (http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa), o vídeo foi realizado por ocasião da Semana dos Seminários 2013, que decorre de 10 a 17 de novembro.

Logo no primeiro dia em que foi colocado online, o vídeo teve perto de mil visualizações.

Pode ver o vídeo em: http://youtu.be/K_BQmXLTP48

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES