Especiais |
Vocações missionárias
‘Tuala Kumoxi – Estamos Juntos’ em missão
<<
1/
>>
Imagem

O Sector da Animação Vocacional gostava de convidar a que, ao longo do ano, fossemos cuidando, de forma mais atenta, de cada uma das diferentes vocações que no seio da Igreja vão dando forma à edificação do Corpo de Cristo e ao cumprimento do mandato do Senhor: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações!» (Mt 28:19)

Assim, neste mês de Outubro o cuidado pelas vocações centra-se nas vocações missionárias, em sintonia com o mês das missões e a realização em Roma da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.

Estas duas realidades chamam a atenção para a condição missionária de todos os baptizados e também para o sinal radical daqueles que, consagrados totalmente a acção missionária da Igreja, convocam-nos a todos para a fidelidade à nossa missão.

Neste horizonte, aqui deixamos o testemunho de Marisa Vaz, jovem da paróquia de Famões, que neste Verão participou, mais uma vez, no projecto missionário Tuala Kumoxi que a sua paróquia tem vindo a viver em terras de Angola.

 

«A missão deste ano foi para mim muito especial! Voltar a encontrar a comunidade de Ngombe que sempre nos recebe de braços abertos, partilhar as suas vivências. Conhecer as suas experiências, tradições, rituais, hábitos diários. Foi uma missão rica em emoções e muito preenchida do primeiro ao último dia.

Foi tempo de partilhar com o povo e com a equipa de Missão a nossa alegria de ser cristão, a esperança que temos em que as condições daquele povo irão melhorar, a fé que sentimos cada vez mais fortalecida pela caminhada realizada em paróquia, os conhecimentos de doutrina e também alguns de saúde, higiene e família. E acima de tudo partilhar o amor a este projeto Missionário que começou do nada, pois nada existia naquela comunidade, nem infraestruturas nem pároco, nem qualquer missionário em permanência a trabalhar, e que, com a graça de Deus, vamos vendo crescer e dar muitos frutos.

Este ano pudemos presenciar muitos destes frutos espirituais, que já estão surgindo. Muitos sacramentos vão sendo administrados: Batismos, Matrimónios, 1ª Comunhão; a comunidade cresce em número e em vivência, sendo já a pequena capela da casa da Missão insuficiente para o grupo que participa na eucaristia dominical; os grupos de preparação para os sacramentos continuam a sua caminhada com a ajuda dos catequistas, das irmãs e do pároco. As infraestruturas vão surgindo e novos projetos se avizinham: terminar a construção do Centro de Formação em Ngombe; apoiar na recuperação da igreja do Zala, apoiar na construção de novas igrejas nas várias comunidades; apoiar e promover nas várias comunidades os projetos de Alfabetização e de Promoção da Saúde e a construção de uma Maternidade em Ngombe.

Agradeço a Deus e à minha comunidade paroquial, por esta graça que me concedeu, participar nesta experiência magnífica junto do povo de Nambuangongo. Agradeço toda a oração dos que ficaram em Portugal e do carinho demonstrado mesmo à distância. Sem eles nada seria possível!

Somos todos chamados a ser Missionários, quer os que partem quer os que ficam! Também em Famões existem muitas pessoas que ainda não conhecem verdadeiramente Jesus Cristo, por isso Deus conta connosco para anunciarmos todos os dias e em todos os locais.

Assim, é nosso compromisso de cristãos, desde o dia do nosso Batismo, anunciar o Evangelho, amar os outros, caminhar na fé em comunhão, crescendo em comunidade e para a comunidade.»

 

Marisa Dinis, Tuala Kumoxi – Estamos Juntos na Oração

 

______________


Agenda de Outubro (Vocações)

 

4 a 7 de Outubro - Fim de Semana Hospitaleiro - Juventude Hospitaleira (Idanha, Sintra)

9 de Outubro - Terça.com... vocação (raparigas)

12 e 13 de Outubro - Encontro de Acompanhamento Vocacional das Servas de Nª Srª Fátima (Casa Geral, S. Mamede)

16 de Outubro - Terça.com... namorados

20 de Outubro - Encontro de Animadores Paroquiais das Vocações (Seminário dos Olivais e Penafirme)

26 e 27 de Outubro - Fórum das Vocações (Santuário de Fátima)

A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES