Especiais |
Retiro para Pais de Pré-seminaristas
A Família e a vocação
<<
1/
>>
Imagem

No início do mês de Março, participámos num retiro para Pais de Pré-seminaristas, onde foi debatido o tema da vocação e qual o papel da família no crescimento e orientação dessa mesma vocação.

 

Percebemos que a vocação começa por ser uma resposta a um chamamento de Deus. Deus que chama e que se dá ao mesmo tempo.

Deus chama-nos, primeiro, porque quer estar connosco e só depois nos mostra a nossa missão. Essa missão passa sempre por aprender a permanecer em Deus, seja pela Palavra, seja pela Oração, seja pela Eucaristia.

E é de facto na Eucaristia que Deus se mostra, revela e nos chama. E para responder a este chamamento basta querermos conhecer a verdade e a verdade nos libertará. Liberdade descoberta no rosto de Cristo.

Percebemos que a vocação não se trata de um sentimento (vai e vem), de uma profissão (com um horário de trabalho), de uma predestinação (tudo é imposto). A Vocação é antes um Sim, um caminho pessoal e único pelo qual encontramos a felicidade. Caminho feito de dom e tarefa. Dom porque parte da experiência de ser amado gratuitamente e totalmente por Deus. Tarefa porque desafia a corresponder com a mesma radicalidade do Amor.

Mas como pode a Família ser hoje a Mãe de Vocações?

Ao aceitarmos o chamamento de Deus para sermos pais, aceitamos também ser educadores. Educar é conhecer os nossos filhos, e reconhecer os seus talentos e pô-los a render. É acompanhar o desenvolvimento dos talentos dos filhos a fim de um dia dizermos: Aqui tens Senhor, o que me confiaste.

Muitas vezes somos levados a fazer os filhos à nossa imagem e semelhança, mas, para bem educar, devemos fazê-los à imagem e semelhança de Deus. Em vez de impormos a nossa vontade, temos que ouvir, compreender, testemunhar, orientar. É preciso homens e mulheres verdadeiramente como tal (conscientes, livres e responsáveis).

É importante educar os filhos na generosidade, na oferta do dom de si.

Por todos estes gestos e atitudes construiremos com os nossos filhos a felicidade que tanto procuram, pois as suas vidas estarão edificadas sobre a rocha, que é Cristo Jesus.

É pois uma tarefa que não se torna fácil, quando a sociedade que nos rodeia muitas vezes nos cria obstáculos e desânimos, mas Cristo soube ser perseverante, sem nunca ter desistido ou voltado as costas e isso é para nós motivo de ânimo e coragem.

Saibamos escutar e sentir como Deus nos toca no nosso coração acerca das nossas vocações, seja no matrimónio, seja na família.

 

texto por Luís e Paula Ribeiro (Pais do Diogo Ribeiro, pré-seminarista da paróquia de Monte Abraão)

 

__________________


O Pré-Seminário

O Pré-Seminário é uma oportunidade para rapazes com inquietações vocacionais poderem aprofundar a sua descoberta da vontade de Deus. Nos encontros mensais, na oração, no acompanhamento espiritual, na relação com os colegas, em Igreja, vão aprendendo a usar os “instrumentos” necessários para escutar a voz de Deus que se revela nas suas vidas, e responder-Lhe com confiança e entrega.

 

Campanários de Verão (Rapazes)

7º e 8º anos | 2 a 6 de Julho

9º a 12º anos | 10 a 14 de Julho

9º a 12º anos | 16 a 21 de Julho

 

__________________


Agenda Junho/Julho (Vocações)

5 de Junho – Terça.com… vocação (rapazes)

12 de Junho – Terça.com… vocação (raparigas)

19 de Junho – Terça.com… namorados

29 de Junho – Vigília pelos ordinandos

1 de Julho – Ordenações – 16h00 – Mosteiro dos Jerónimos

2 a 6 de Julho – Campanário do Pré-Seminário para o 7º e 8º anos

6 a 10 – Campo Vocacional para raparigas do 7º ano ao 12º ano

10 a 14 – Campanário do Pré-Seminário para o 9º e 10º anos

16 a 21 – Campanário do Pré-Seminário para o 11º e 12º anos

 

__________________


Ofertas

Se desejar contribuir para a Pastoral das Vocações através de transferência bancária, poderá utilizar o NIB do Seminário dos Olivais (0033.0000.00027491256.05), referindo na transferência que se destina às Vocações ou ao Sinal. Se desejar enviar a sua oferta por cheque, este deve enviar à ordem do Patriarcado, e no exterior do envelope indique que se destina à Pastoral das Vocações.

 

__________________


Bolsa Seminarista

Quem desejar participar na formação de seminaristas de qualquer um dos seminários da nossa diocese, poderá utilizar os NIB’s apresentados, indicando na transferência que se destina à Bolsa Seminarista.

Seminário dos Olivais: 003.300.000.002.749.125.605

Seminário de S. José de Caparide: 001.000.002.193.013.000.174

Seminário Redemptoris Mater: 003.506.860.000.409.983.034

Seminário de Penafirme: 000.703.670.002.273.000.177

Pré-Seminário: 001.000.002.583.310.000.138

Sector da Pastoral das Vocações
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES