Especiais |
Festival Mesh.com: Pôs os jovens a Mesh.er
<<
1/
>>
Imagem

Música. Convívio. UM FESTIVAL. Acampamento. Calor. DE VERÃO. Orações. Eucaristia. CRISTÃO! Foi tudo isto que os mais de 100 jovens da Diocese de Lisboa encontraram quando, no passado fim-de-semana, rumaram ao Festival Mesh.com, organizado pelo Movimento Encontros de Jovens (MEJ) Shalom.

Durante três dias, os jovens puderam experienciar a vivência de um Cristo jovem com muitos outros jovens. Ao todo, mais de 200 pessoas passaram pelo Entroncamento e deixaram o seu testemunho, partilharam o que é ser cristão hoje, quais os anseios da juventude actual e o que esperam da Igreja.

A terra conhecida pelos ‘fenómenos’ conheceu outro tipo de fenómeno: jovens sem medo nem vergonha de se afirmarem como cristãos, iguais a muitos outros mas diferentes como Cristo.

No programa contava-se uma tarde desportiva logo para abrir o Festival. Entre os torneios de futebol, de street basket 3x3 e de ténis, um workshop de atletismo serviu para o apelo de um estilo de vida mais saudável e menos sedentária. Para os torneios pouco interessa os vencedores, o convívio e o pôr os jovens a mesh.er foi o mais importante. À noite, uma vigília de oração pelo parque de campismo relembrava os jovens de que este não era um Festival qualquer, era um Festival Cristão. Sempre à luz das velas e tochas, os jovens puderam encontrar-se com Deus e reflectir um pouco à luz do tema do Festival: ‘Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi’. Para terminar a noite, um pequeno convívio com a actuação da banda amadora 2 Christ e música popular portuguesa para dançar.

 

O Fórum Shalom

O segundo dia prometia ser o dia grande do Festival. Depois da oração, mais um workshop: o de Tai-chi. Um início de dia em paz e em comunhão com a natureza preparava a intensa ronda de temas a serem debatidos no Fórum Shalom e os demais workshops. Pelo Fórum passaram nomes como o economista João César das Neves, o administrador do grupo Mello Saúde Rui Diniz, Isabel Alçada Cardoso, que faz parte do Grupo de Trabalho da Comissão Episcopal Cultura da Conferência Episcopal Portuguesa, e Ana Gameiro Silva da APAV, entre muitos outros. Numa conversa os jovens puderam reflectir temas tão variados como o emprego, a educação e o perfil do jovem de hoje. Em paralelo decorreram também vários workshops, com destaque para o seminário de Suporte Básico de Vida, o da Bíblia, ministrado pela Comunidade Shalom Feminina e os de Expressão Corporal e de Danças de Salão.

A noite estava reservada para o Mesh.com’certo, e com ele a participação de bandas dos grupos do MEJ Shalom que responderam ao repto de criar uma música para o Festival, a entrega dos prémios Kerygma e a presença de três grupos do Entroncamento: o Orfeão, um grupo de danças de salão e outro de ballet e danças contemporâneas.

O encerramento do Festival fez-se na igreja de Nossa Senhora de Fátima com Eucaristia de envio. Numa igreja completamente cheia, os jovens receberam as ‘ferramentas’ para que possam ir mesh.er com a sua própria realidade, porque o Entroncamento já estava completamente mesh.ido.


_____________


A revista ESPIRAL

No sábado foi lançada a revista ESPIRAL. O novo meio de comunicação do MEJ Shalom pretende não só informar os encontristas, mas ser também um meio de evangelização dos jovens. É a Igreja trazida aos jovens numa linguagem jovem.

 

_____________


Prémios Kerygma 2010

Durante o Mesh.com’certo foram entregues os prémios Kerygma da música católica 2010. O Festival contou ainda com a actuação dos Laetare e dos Xadai.

 

Os vencedores deste ano são:

Prémio Consagração 2010 - Pe Jerónimo Rocha Monteiro

Prémio Revelação 2010 - XADAI

Prémio Evangelização - Banda Missio

Prémio Música Litúrgica - Pe António Cartageno (CD AVE, MUNDI GLORIA)

Prémio Canção 2010 - Caminhar. Onde o Amor me levar (Laetare)

Prémio Álbum 2010 - Ao Teu sopro (Laetare)

Prémio Artista/Grupo 2010 - Laetare

 

_____________


O Mesh.com em números

180 jovens inscritos de todo o país

20 pessoas vieram dar o seu testemunho nos fóruns e workshops

1 jovem espanhol e 1 brasileira evangelizados durante as JMJ11

10 jovens do Entroncamento sem ligação ao MEJ Shalom

8 evangelizados online nas redes sociais

230 pessoas no Mesh.com’certo

texto e fotos por João Carita
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES