Especiais |
JMJ Madrid 2011 ? Uma Peregrinação
<<
1/
>>
Imagem

Um dos elementos mais importantes a ter em conta para algum jovem que participa numa Jornada Mundial da Juventude é, sem dúvida, a consciência de que se integrará numa verdadeira peregrinação. Não se trata de uma viagem de fim de ano, de uma excursão, de uma visita cultural ou recreativa. Aliás, Madrid em Agosto nem sequer é um lugar muito aprazível.

Os nossos quase 2300 jovens que se estão a pôr a caminho da capital do país vizinho, quer tenham participado noutras edições da JMJ quer não, já sabem o que é mais importante: o encontro com Cristo na Sua Igreja, manifestada e visibilizada como normalmente não acontece, ou seja, num encontro com jovens católicos de todo o mundo ao redor do Santo Padre.


Encontros de Preparação

A primeira fase do nosso caminho já terminou. Começámos agora uma nova. No passado dia 10 de Abril, demos início a um conjunto de quatro encontros obrigatórios de preparação para todos os que vão com o Serviço da Juventude de Lisboa à JMJ (há também quem não se tenha inscrito connosco mas que nos dá a alegria de fazer este caminho ao nosso lado).

Já sabíamos que teríamos 3 ou 4 locais de preparação. Mas com tanta gente inscrita tivemos que aumentar esse número para 16. Assim, quem precisar de saber as datas dos encontros e os locais deverá ir ao site específico da peregrinação de Lisboa a Madrid: www.lisboajmjmadrid.com. Está montada uma rede que conta com a colaboração de inúmeros animadores de várias paróquias e serão eles, formando uma equipa inter-paroquial, que vão implementar estas sessões, sempre em comunhão com a equipa diocesana que dará a devida coesão a este grupo imenso.

Vamos seguir um percurso preparatório que propositadamente se distancia um pouco da Mensagem do Papa para a JMJ, pois esta já foi ou continua a ser trabalhada em diversos grupos, inclusive com a ajuda de catequeses propostas pelo Departamento Nacional de Pastoral Juvenil. Obviamente relacionada com ela, percorreremos, no entanto, de forma muito sucinta os quatro “núcleos” do nosso Credo: Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo e a Igreja. Nas palavras que norteiam este nosso ano de pastoral juvenil, diz o Papa: «O credo que proclamamos na Missa dominical protege-nos precisamente do perigo de crer num Deus que não é o que Jesus nos revelou: “Cada crente é, assim, um elo na grande cadeia dos crentes. Não posso crer sem ser motivado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para guiar os outros na fé” (Catecismo da Igreja Católica, n.166). Agradeçamos sempre ao Senhor pelo dom da Igreja; ela faz-nos progredir com segurança na fé, que nos dá a vida verdadeira (cf. Jo 20, 31)» (Mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, 5).

É verdade que a preparação para a JMJ será muito mais do que os encontros obrigatórios, mas passará por eles. Cada participante tem já o seu guião e em cada encontro haverá mais a partilhar e a receber com alguma surpresas que indicarão a construção de um caminho comum.

 

Hino diocesano

Além do Hino oficial da JMJ, que poderá ser descarregado nos vários sites, também a Diocese de Lisboa tem agora o seu hino. A canção é o resultado de uma letra do Cón. João Marcos e de uma música que o grupo Anima Christi fez sobre ela. Com melodia simples e atractiva, já provou que tem potencialidades para se transformar num hino: mesmo antes da versão final estar disponível já muitos a cantavam com alegria. Transformar-se-á com certeza em mais um elemento que manifestará e reforçará a comunhão diocesana.

 

Fátima Jovem

Nesta caminhada, também Nossa Senhora nos ajuda a centrar-nos no essencial. Por isso, a peregrinação nacional de jovens a Fátima deste ano, que decorre a 7 e 8 de Maio, tem como tema “Com Maria, enraizados em Cristo”, glosando o tema da JMJ: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé” (Cl 2,7). Para todos, mas em especial para quem vai à JMJ; fica o desafio. As inscrições serão feitas através do site do Serviço da Juventude: www.juventude.patriarcado-lisboa.pt.

 

Eu Acredito – o regresso

Passou já quase um ano da inesquecível visita do Santo Padre ao nosso país. Por isso, o projecto “Eu Acredito”, que mobilizou milhares de jovens para o receber em Lisboa e em Fátima e no qual também o Serviço da Juventude esteve implicado, propõe que se escreva um livro de agradecimento ao Papa. É simples. Basta ir ao site www.eu-acredito.net e escrever uma mensagem. Depois de compiladas em livro, serão entregues ao Santo Padre.

 

Youcat – Catecismo da Igreja Católica para os jovens

É mais uma ajuda para a nossa peregrinação. Trata-se do Catecismo da Igreja Católica para os jovens. Não é mais um subsídio ou texto de algum autor de pastoral juvenil. É mesmo o catecismo oficial da Igreja, numa versão com linguagem e grafismo adaptados aos jovens. É certo que na mochila do peregrino da JMJ estará um exemplar (com o mesmo texto, mas numa edição mais simples). Mas também é verdade que o Youcat ficará mesmo depois da JMJ, e por muitos anos. Para os jovens e para os animadores, será com certeza um instrumento imprescindível para a pastoral juvenil.


____________________


PAULUS Editora edita YOUCAT em português

 

A PAULUS Editora é a responsável pela publicação do YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica em língua portuguesa, com o imprimatur do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

YOUCAT é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem).

Trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

YOUCAT foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal Christoph Schönborn.

Foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé e goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid e será lançado em mais de 10 línguas diferentes. 

O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio no qual recomenda fortemente a leitura do Catecismo e a versão portuguesa conta ainda com posfácio do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo.

Nas suas palavras, o YOUCAT é um instrumento para «levar os jovens, numa linguagem mais compreensível, a aprofundar a Fé da Igreja, lendo de novo e de maneira nova, o Catecismo da Igreja Católica. É o reconhecimento claro de que há uma cultura jovem, onde as novas linguagens exercem importância decisiva.(…) E evangelizar os jovens é ajudá-los a mergulhar nesse tesouro preciso da fé da Igreja. Aderir a ela é muito mais grandioso e apaixonante do que uma fé individual, ao sabor de uma liberdade mal compreendida. O nosso mundo actual, na nova era da globalização, corre o risco de se tornar numa “cacofonia” de teorias, de visões da vida, de propostas éticas. Só a fé da Igreja, com a grandeza de uma Tradição, ajudará os jovens, sem se negarem ao confronto com esse universo apaixonante, construírem solidamente a sua identidade cristã. Só aí eles poderão alicerçar solidamente a sua busca da verdade, a generosidade do amor e o desejo de fidelidade.»

Baseado no Catecismo da Igreja Católica – obra universal de referência em Igreja – adopta a sua estrutura formal.

Os direitos de autor da publicação do YOUCAT serão atribuídos a projectos de evangelização da juventude.

O YOUCAT pode ser encontrado em todas as PAULUS Livrarias e em www.paulus.pt/loja.

Preço: ¤ 12.50

ISBN: 978-972-30-1530-0

Formato: 13 x 21 mm

Número de Páginas: 304

Secção: Juventude

Colecção: Construir o mundo

Serviço da Juventude de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES