Os bispos portugueses querem que o país enfrente a crise “com espírito patriótico de coesão responsável” e propõem “caminhos de conversão, dentro do autêntico espírito evangélico, como grande esperança para o futuro”.
Durante a 176ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu em Fátima de 8 a 11 de Novembro, os bispos portugueses mostraram-se “conscientes da grave situação que o nosso País atravessa, inevitavelmente prolongada”, convidando “todos a enfrentá-la com espírito patriótico de coesão responsável entre forças políticas, agentes económicos, organismos sociais, movimentos culturais, comunicação social e cada cidadão como participante activo”. O comunicado final salienta mesmo que “o bem comum da nação assume prioridade nos critérios da construção do nosso futuro”.
Os bispos portugueses propõem por isso “caminhos de conversão, dentro do autêntico espírito evangélico, como grande esperança para o futuro”. A CEP, segundo o documento, “compromete-se a um trabalho de coordenação e articulação dos diversos organismos eclesiais, presentes em cada diocese, para corresponderem com qualificada vitalidade e competente prontidão às situações dos mais desfavorecidos”. Foi por isso aprovado o regulamento do Fundo Social Solidário, de carácter emergente, “que implica todos os cristãos e visa todos os mais débeis e carenciados, sejam quais forem os seus credos ou origens”. A base financeira do fundo é assegurada por dádivas feitas com o NIB 003300000109004015012.
Ensino, recenseamento, Cursos de Cristandade e Misericórdias
Em relação ao ensino particular e cooperativo, “os Bispos vêem, com grande preocupação, as medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Governo e, mais ainda, aquelas que agora se anunciam por via jurídica”. Segundo o comunicado, “trata-se de uma situação que, desde há muito, vem dificultando, em todo o País, a vida e acção destas escolas, levando, de modo progressivo, injusto e programado, ao seu desaparecimento”.
Durante a assembleia plenária, os bispos reflectiram sobre o discurso que o Papa lhes dirigiu no passado dia 13 de Maio e sobre o modo como a Igreja exerce a sua missão no mundo actual. Dessa forma, “para poder responder com realismo aos desafios do mundo de hoje, os Bispos decidiram promover, em 2011, um recenseamento da prática dominical e um inquérito sobre as atitudes e expectativas da sociedade portuguesa face à Igreja”.
Sobre os 50 anos dos Cursos de Cristandade em Portugal, que os bispos assinalaram com uma Nota Pastoral, o comunicado final sublinha que se trata “de um Movimento que continua a marcar, significativamente, a acção evangelizadora da Igreja”.
Sobre as Misericórdias, os bispos realçam “o benemérito serviço oferecido à sociedade portuguesa, desde há cinco séculos, pelas Santas Casas da Misericórdia, que actualmente são cerca de 400 em Portugal”. O comunicado informa que “no âmbito do diálogo que tem mantido com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), a CEP aprovou por unanimidade, nesta Assembleia, as ‘Bases de um Compromisso’”. A este propósito, a União das Misericórdias Portuguesas e as Santas Casas de Misericórdia de Portugal “congratulam-se com a aprovação por unanimidade, pela CEP, do acordo alcançado em diálogo com a UMP e manifestam a sua disponibilidade para o subscrever logo que a CEP crie as condições necessárias para que as ‘Bases do Compromisso’ venham a produzir inequívocos efeitos na Ordem Jurídica Canónica, nomeadamente perante terceiros”.
Comissões Episcopais
Durante esta Assembleia Plenária, os presidentes das Comissões Episcopais apresentaram alguns assuntos no âmbito das suas áreas de acção, com destaque para o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia, D. Anacleto Oliveira, que informou que “a nova tradução do Missal Romano, já aprovada pela CEP, está pronta para ser enviada à Congregação do Culto Divino, para aprovação final”, e para o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. António Carrilho, que confirmou uma celebração dos jovens portugueses com os Bispos de Portugal na manhã do dia 18, antecedendo o grande encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madrid.
Finalmente, a Assembleia Plenária deu parecer favorável ao estudo de uma proposta para a constituição de um Serviço Nacional de Apoio aos Centros Sociais da Igreja.
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|