Visitas disponíveis em português, inglês e espanhol, destinam-se a grupos organizados (entre 5 a 20 pessoas). Reúna os seus amigos e venha conhecer de perto o mosteiro de S. Vicente de Fora!
Associado a marcos fundamentais da História de Portugal, o antigo mosteiro de S. Vicente de Fora, actual sede do Patriarcado de Lisboa, constitui um dos monumentos nacionais de maior relevância e prestígio.
Procurando estabelecer uma relação entre o monumento e os seus diversos públicos, o Serviço Educativo do Mosteiro de S. Vicente de Fora apresenta, nesse sentido, um programa temático de visitas guiadas, centradas na sua história e acervo.
Planeadas em função das características de cada grupo, dirigem-se a todos os tipos de público, oferecendo programas estruturados de acordo com objectivos de natureza escolar, lúdica ou académica. Em abordagens de carácter geral, histórico ou artístico, apresentam-se como uma nova proposta de acção educativa e cultural da cidade de Lisboa, capaz de incutir nos visitantes, não apenas o conhecimento da História, como também a dimensão espiritual e estética presente nos diversos itinerários propostos.
Oferecendo um conhecimento actualizado sobre os seus oito séculos de existência, promovem a estreita articulação entre a história do mosteiro, da cidade e do Patriarcado de Lisboa.
Conhecer o Mosteiro
Percurso geral pelo mosteiro de S. Vicente de Fora, incide na sua história e quotidiano, desde o período medieval até à época contemporânea. Monumento que se assume como um legado à cidade de Lisboa, desde a sua fundação no século XII, abre-se agora à cidade, convidando os visitantes a conhecerem a história (e as estórias) que as suas paredes encerram. Venha desfrutar desta visita temática e contemplar a magnífica panorâmica sobre Lisboa.
Percurso: Do mosteiro medieval à afirmação de uma nova dinastia; Do esplendor joanino ao período contemporâneo; O mosteiro e a cidade.
A Igreja Lisbonense e os Patriarcas
O Museu de S. Vicente de Fora, aberto ao público desde os anos 90 e tutelado pelo Patriarcado de Lisboa, pretende dar a conhecer, através sua exposição permanente, a história da Igreja Lisbonense e dos Patriarcas. Integrando na sua colecção peças de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, de uso pessoal e litúrgico dos Patriarcas de Lisboa, é numa perspectiva museológica que se apresenta a sinopse histórica do tema.
Percurso: Até à Fundação da Nacionalidade; Do período Medieval à época Moderna; A Igreja Patriarcal de Lisboa; Época Contemporânea; Galeria dos Patriarcas.
Arte e Arquitectura
Sobre a visita: Partindo dos vestígios arqueológicos do mosteiro românico, o itinerário em torno da Arte e Arquitectura de S. Vicente de Fora transporta o visitante num percurso em torno da sua evolução artística. Monumento que se assume como um dos mais qualificados repositórios da arte nacional, será nos claustros que se promove um primeiro contacto com o “novo” mosteiro filipino, e a partir dos quais se desenvolve esse périplo artístico, oscilante entre a depuração das linhas maneiristas e o esplendor do barroco joanino.
Percurso: O Mosteiro Medieval; O Mosteiro Maneirista; O Mosteiro Barroco.
Azulejaria Barroca
O Mosteiro de S. Vicente de Fora possui a maior colecção mundial de azulejaria barroca concentrada num mesmo edifício, desde a sua fase inicial, passando pelo máximo esplendor do período Joanino, até à exuberância dos ornamentos rocaille. Venha percorrer dois séculos de excelência decorativa, conhecendo os mestres e as obras que fizeram progredir uma das mais marcantes expressões da arte nacional.
Percurso: Do Barroco Inicial ao Ciclo dos Mestres; A Grande Produção Joanina; Do Rococó às Últimas Manifestações.
Sepultamentos e Memória
Estão sepultados em S. Vicente de Fora alguns dos maiores protagonistas da história de Portugal. Entre lápides e imponentes monumentos fúnebres, de clérigos, cruzados ou monarcas, o percurso estabelece a ligação entre a história dos seus protagonistas e as gramáticas artísticas com que, desde a conquista de Lisboa ao Estado Novo, foram executadas as suas últimas moradas.
Percurso: A sacralidade do lugar; Cónegos e Cruzados; Poder e Memória.
Informações e Marcações
2ª a 6ª feira, das 10h00 às 17h00
Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa
Nuno Pereira Martins
Campo de Santa Clara, 1100-472 Lisboa
Tel. : 218810500 ; Fax : 218810555
Email : n.martins.ccultural@patriarcado-lisboa.pt
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|