Os voluntários que partem com a Fidesco são celibatários, recém-casados, casais ou famílias com crianças, são jovens, adultos ou reformados, que desejam, em nome da sua fé, trabalhar para os mais desprotegidos. Daí o nome Fides-Co, fé e cooperação.
Eles colocam-se ao serviço da Igreja Católica local, respondendo a uma necessidade e a um pedido. Trabalham para o bem de populações desfavorecidas, sem distinção de religião, de etnia ou de cultura, em domínios muito diversos: educação, ensino, saúde, gestão, construção; e em estabelecimentos muito variados: dispensários, centros para refugiados, centros de acolhimento para crianças da rua, etc.
A Fidesco rodeia-se de uma rede de especialista (médicos, economistas, agrónomos, antigos cooperantes, entidades locais) para estudar os projectos e assegurar o seu acompanhamento técnico.
Ser voluntário Fidesco é aceitar trabalhar sob a responsabilidade de empregadores locais no quadro de um projecto de desenvolvimento. Ser voluntário Fidesco é aceitar formar-se e partir por um período de 1 a 2 anos, para melhor compreender o país e os seus habitantes, e trabalhar numa missão que dê realmente frutos. Ser voluntário Fidesco é dar prioridade à missão e portanto organizar a sua vida no terreno no sentido da maior disponibilidade para o serviço dos pobres.
___________________________________
Fidesco convida a partir
Actualmente, 170 voluntários estão em cerca de 35 países para serviços de 1-2 anos, renováveis.
Queres Partir! Nós estamos a organizar na diocese de Lisboa e Leiria uns encontros intitulados "descoberta" durante o qual os jovens ou adultos receberam as informações necessárias, que os ajudaram a discernir melhor as suas motivações para partir em missão.
Quer saber mais? Vamos estar bem perto de si!
28 de Novembro 2010, 15h na Paróquia São Jorge de Arroios, Lisboa
4 e 5 de Dezembro 2010, 15h no Seminário Maior, Leiria
Para participar, envie carta de motivação e CV para fidema.fidesco@gmail.com
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|