As famílias ajudam-se e caminham juntas
Na sua oração de Angelus em 4 de Fevereiro 2007,o Papa Bento XVI exortava: “A família é “berço” de vida e de toda a vocação. Sabemos bem como a família, fundada no matrimónio, constitui o ambiente natural para o nascimento e para a educação dos filhos e, portanto, para garantir o futuro de toda a humanidade. Mas sabemos também quanto ela está marcada por uma profunda crise e deve enfrentar hoje numerosos desafios. Portanto, é necessário defendê-la, ajudá-la, tutelá-la e valorizá-la na sua unicidade irrepetível. Se este compromisso compete em primeiro lugar aos esposos, é também dever prioritário da Igreja e de todas as instituições públicas apoiar a família através de iniciativas pastorais e políticas que tenham em consideração as reais necessidades dos casais, dos idosos, e das novas gerações.”
As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, que tem como objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade.
Cada equipa base é formada por 5 a 7 casais que, em conjunto, procuram santificar-se através do sacramento do Matrimónio. Contam também com a presença e ajuda de um sacerdote - conselheiro espiritual.
A “Carta das ENS” – documento fundador – resume a metodologia do Movimento, identificando as metas essenciais dos equipistas: “Vontade de viver o seu Matrimónio e de aprofundar a sua Fé, com a ajuda de uma Equipa”.
O caminho para a santidade desenvolve-se pelo aprofundamento da espiritualidade conjugal experimentada na vida de casal, de família, de equipa … enfim, de cristãos comprometidos com o Evangelho de Jesus Cristo.
A espiritualidade conjugal encontra a sua fonte na procura do pensamento de Deus sobre toda a vida conjugal e familiar, na abertura à vida social e apostólica.
Esta procura apoia-se, para o casal, na experiência do encontro com Cristo pela oração conjugal, pela leitura assídua da Palavra de Deus, pelo dever de se sentar, pela regra de vida e pelo retiro anual (os pontos concretos de esforço).
A família – Igreja doméstica – é o local por excelência da santificação do casal, e a realidade central deste Movimento. Por isso, embora não seja um movimento de famílias mas sim de casais, ao longo do ano desenvolvem-se diversas actividades para e com as famílias – encontros, peregrinações, conferências …
Ainda no passado mês de Junho se realizou em Lisboa um encontro subordinado ao tema “Educar Hoje: a Família, a Escola e a Sociedade”, onde se reflectiu sobre questões como “O despertar religioso nas crianças”, “Educação para a sexualidade”, “A ligação da família com a escola”, “A família e o trabalho na sociedade contemporânea”, etc.
Neste momento a Supra-Região Portugal está a organizar para os dias 27 e 28 de Novembro, em Fátima, o “Encontro Nacional de Responsáveis 2010”, onde são esperados cerca de 500 casais. O tema do Encontro é “O Matrimónio, um Sacramento para o Caminho”, estando previstos painéis sobre “O Matrimónio no Plano de Deus: Vocação de Santidade”, “O Amor Conjugal: Caminho em Casal” e “Um Caminho no Amor: Proposta das ENS”.
Embora o Encontro se destine basicamente aos casais que este ano assumem responsabilidades específicas ao nível do Movimento (responsabilidades sempre rotativas, o que consideramos um dos factores da vitalidade do Movimento) qualquer casal, mesmo não pertencendo às ENS, será muito bem-vindo, e certamente será “tocado” pela força das intervenções dos diferentes oradores e pelas vivências deste fim-de-semana.
No site das ENS www.ens.pt/home.mvc.aspx/index divulga-se alguns dos livros de referência sobre o Movimento como, por exemplo, “Espiritualidade Conjugal”, de Henri Caffarel.
Deixamo-vos com uma palavra do P. Caffarel, fundador das ENS: “Não há necessidade de procurar outra via para caminhar até ao Senhor, pois o matrimónio é uma via sagrada, a família cristã uma célula viva da Igreja”.
Em oração com toda a Igreja
No próximo dia 27, sábado, toda a diocese de Lisboa estará em oração com o Santo Padre e em comunhão com toda a Igreja.
Os Jerónimos acolherão em Vigília de Adoração e Oração das I Vésperas do I Domingo do Advento, todos aqueles que de perto ou de longe da diocese, possam associar-se com o seu Bispo, a este pedido do Santo Padre para uma reforçada consciência de que nos devemos preparar para celebrar o nascimento do Salvador.
Com o tema “Pela Vida Nascente” a diocese de Lisboa está a preparar esta Vigília, conjugada com dois outros momentos, que pretendem valorizar todo o nosso empenho na vivência do Advento:
- 08 de Dezembro: bênção e consagração de bebés nas paróquias
- 19 de Dezembro: encontro festivo das famílias com o nosso bispo
A família cristã é chamada a ser sinal do amor de Deus para com todos. Trata-se de uma missão que a família cristã só pode realizar se for amparada pela graça divina. Por isso é necessário congregar as famílias nestes momentos de oração, que serão replicados em diversas paróquias da diocese.
“Novas” tecnologias
A grande revolução do séc. XXI é sem dúvida a revolução da informação. Nunca os nossos pais ou avós imaginaram que andaríamos pela rua a “deitar música pelos bolsos”. Isto é, que depois do pequeno rádio transístor a pilhas, andaríamos com um pequeno telefone no bolso, a que chamamos de telemóvel. Foi uma grande inovação, muito cómoda, muito útil, mas que por vezes causa embaraços quando toca em momentos ou locais impróprios.
O sistema de telegramas está a cumprir a bonita idade de 150 anos. Não estando totalmente posto de parte, hoje em dia, a sua grande força residiu nos tempos que precederam o telefone. Após uma grande viagem, as pessoas normalmente enviavam um telegrama para tranquilizar os familiares. Porém, quando surgiu o telefone, logo os passageiros acorriam às cabines telefónicas, pondo de lado a opção do telegrama.
Está agora nos cinemas um filme que evoca a criação do “facebook”. A ideia para esta ferramenta social surgiu a um jovem universitário num momento de raiva e angústia. Este jovem utilizou a base de trabalho já tão comum entre nós, que é a internet, e criou a mais revolucionária e concorrida das redes sociais, onde tudo fica exposto, impedindo qualquer sentido de privacidade. É assim mesmo que funciona e logo se espalhou pelo mundo inteiro como um vírus, fazendo do seu criador o mais jovem milionário da história.
Aproveitando o lado bom destas tecnologias, muitos centros de apoio à terceira idade têm vindo a iniciar curiosos de 70 e 80 anos nos meandros da internet. E diga-se que com sucesso, pois até dá alegria ver os olhos a brilhar quando nos dizem que já dominam o “rato”, acertando no minúsculo local onde têm de fazer “click”. Até já os vemos diariamente a procurar saber como estará o tempo, ou a ler as notícias, sem ter de sujar os dedos com a tinta do jornal.
Estamos em crer que, do já regular uso da internet, até à utilização dos leitores de MP3 para, por exemplo, gravar o “Passo a Rezar”, irá um passo para alguns pequenos, mas para outros será um passo de gigante. O que é certo, é que tudo tem o seu lado bom e desde o acesso aos jornais de informação católica, como o Ecclesia ou Zenit, até ao Evangelho Quotidiano, deve ser considerado como uso obrigatório para quem já consegue navegar na “net”.
Aqui está uma excelente oportunidade para os netos ajudarem os avós, já que estes sempre se mostram disponíveis para “tudo dar” aos seus queridos netos.
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|