Lisboa |
Patriarca benze e inaugura novo edifício da Misericórdia da Ericeira
“Um lar para se ser amado”
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, benzeu e inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 14 de maio, o novo Edifício Residencial para Idosos (ERPI) Nossa Senhora da Misericórdia, da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira, com capacidade para acolher 79 utentes.

A cerimónia teve início com a execução do hino nacional e o hastear da bandeira, seguindo-se o descerramento da placa inaugural pelo Patriarca e pelo provedor da instituição, João Pedro da Silva Henriques Gil.

Na presença do presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, do eurodeputado e antigo autarca mafrense, Hélder Sousa Silva, além de outros autarcas e dirigentes de diversas instituições, D. Rui Valério destacou, na sua intervenção, a importância do novo equipamento enquanto resposta integral às necessidades da pessoa humana.

“Pelas razões mais novas e mais elevadas do ser humano e da sociedade, que é a inauguração de um novo equipamento de serviço de proximidade, que é uma verdadeira resposta àquilo que, seja a nível físico, seja a nível espiritual, seja a nível existencial, o ser humano necessita, que é um abrigo para se cuidar, é uma casa de acolhimento como este equipamento que nós nos preparamos para iniciar e para inaugurar”, frisou.

O Patriarca sublinhou ainda o papel da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira como espaço de acolhimento e convergência para todos, especialmente os mais necessitados, afirmando que a instituição deve ser “resposta, nem que seja para proporcionar um copo de água a quem tem sede”.

 

Novo lar como espaço de amor e dignidade

Após a bênção e inauguração, D. Rui Valério presidiu à celebração da Eucaristia numa sala do novo edifício, onde destacou, na saudação inicial, o significado da obra como expressão concreta de solidariedade: “Esta obra representa sobretudo aquilo que de mais belo existe no ser humano, que é esta capacidade de lançar mãos à obra com o pensamento sempre nos outros, nos mais fragilizados, idosos, nos mais vulneráveis”.

Na Missa concelebrada pelo pároco da Ericeira, Padre Tiago Fonseca, pelo colaborador da Ericeira, Padre Jacinto Mussumali, pelo vigário de Mafra, Padre Paulo Gerardo, e pelo sacerdote filho da terra, Padre Pedro Lourenço, o Patriarca convidou ainda à oração pelos futuros utentes e por todos os que ali irão trabalhar e colaborar, sublinhando o caráter comunitário e missionário da nova resposta social.

Na sua homilia, D. Rui Valério refletiu sobre o significado do novo lar à luz da missão cristã, apresentando-o como continuidade do cuidado de Cristo pelos mais frágeis. “Esta casa, este equipamento surge para continuar aquele serviço de bom samaritano que Jesus realizou no seu tempo”, observou.

O Patriarca destacou também a missão essencial do lar enquanto espaço onde os idosos encontram sentido e dignidade: “Este equipamento é para ser esse hoje, é o rosto desse Cristo, que sobretudo os nossos irmãos idosos que aqui serão acolhidos vejam o que é a salvação”.

Sublinhando a dimensão humana e afetiva da resposta social, acrescentou: “A grande missão que este equipamento tem é fazer com que os idosos e as pessoas que aqui se dirigem encontrem como razão de ser para o seu estar aqui é isto, para ser amado”.

O Patriarca concluiu com uma garantia: “Lá onde nós nos sentimos amados, aí sentimos que estamos em casa”.

 

Intervenção do provedor destaca missão e percurso da obra

No final da celebração, o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira, João Pedro da Silva Henriques Gil, agradeceu a todos os que contribuíram para a concretização do projeto, destacando o apoio das entidades públicas, colaboradores e parceiros.

Recordando o percurso da obra, sublinhou o espírito de missão que orientou a iniciativa: “Esta obra nasceu para viver, para ficar e para recordar.”

João Pedro da Silva Henriques Gil evidenciou ainda o compromisso da instituição com o serviço aos mais necessitados: “Pedir um projeto, pedir um financiamento, pedir para dar o lar a quem precisar, levar a água a quem tiver sede, dar o alimento a quem tiver fome, acolher, acompanhar e proteger todos os que precisarem”.

 

Mais de três séculos ao serviço da comunidade

A Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira, instituída em 1678, conta com mais de três séculos de história dedicados à prática das Obras de Misericórdia. Reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, desenvolve a sua ação nas freguesias da Ericeira, Encarnação, Carvoeira e Santo Isidoro, no concelho de Mafra.

Com a inauguração deste novo lar, a instituição reforça a sua missão de proximidade e cuidado, respondendo às necessidades crescentes da população idosa e contribuindo para a dignidade e qualidade de vida dos mais vulneráveis.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Papa Francisco publicou, em 2015, a encíclica social ‘Laudato Si’ sobre o cuidado da Casa Comum.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Uma das características do pontificado de Leão XIV tem sido a afirmação de uma cultura de paz na cena...
ver [+]

Tony Neves
Ascensão rima sempre com Comunicação pois o Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado neste Solenidade que antecede o Pentecostes.
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Porque foi mandado aos apóstolos o que foi proibido às mulheres?! Porque não se consentiu a Maria Madalena...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES