Lisboa |
Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa
Patriarca Emérito reza pelas pessoas que morreram sozinhas em Lisboa
<<
1/
>>
Imagem
O Patriarca Emérito de Lisboa, Cardeal D. Manuel Clemente, vai presidir à Missa de sufrágio pelos que morreram abandonados, durante o último ano, na cidade de Lisboa. A celebração na Igreja de São Roque, na capital portuguesa, vai ter lugar nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, às 18h30.

A Missa é promovida pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, que, assim, assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo. Segundo esta entidade, na celebração vão rezar “pelos 167 nossos irmãos em Cristo que, desde outubro de 2023, foram acompanhados pela Irmandade à sua última morada”.

“No cumprimento das Obras de Misericórdia ‘Enterrar os mortos’ e ‘Rezar pelos vivos e pelos mortos’, a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, presta serviço fúnebre religioso e acompanha, através dos seus Irmãos e Voluntários, sempre em espírito de amor fraterno, a todos os que ‘sem família, sem abrigo e sem amor’ morrem sozinhos na Cidade de Lisboa (nas ruas, no rio, nos hospitais, nos quartos alugados e pensões) e sem que ninguém reclame o seu corpo”, salienta um comunicado.

Desde maio de 2004, foram 2763 as pessoas – incluindo 114 crianças – que morreram, sozinhas e abandonadas, na cidade de Lisboa, e foram acompanhadas na morte pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa. 

foto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES