Lisboa |
Festival da Juventude
Paróquia de Monte Abraão vence XXV Festival Diocesano da Canção Cristã
<<
1/
>>
Imagem

A paróquia de Monte Abraão, a representar a Vigararia da Amadora, venceu o XXV Festival Diocesano da Canção Cristã, realizado na noite do passado sábado, 6 de julho, integrado no Festival da Juventude. No final, foi revelado que Lisboa vai receber o Festival Nacional da Canção Mensagem, em outubro.

Após alguns anos em que não se realizou – primeiro, devido à pandemia e, depois, devido à realização em Lisboa da Jornada Mundial da Juventude –, o Festival Diocesano da Canção Cristã regressou no passado sábado, com canções de 12 vigararias da diocese a concurso.

Após as atuações, o júri atribuiu o 1.º lugar à paróquia de Monte Abraão (Vigararia da Amadora), o 2.º lugar foi para a paróquia de Algueirão Mem-Martins Mercês (Vigararia de Sintra) e o 3.º lugar para a paróquia de Telheiras (Vigararia Lisboa IV).

Nas restantes distinções, o prémio de melhor interpretação foi para a paróquia de Carnide (Vigararia Lisboa V), o prémio de melhor letra foi vencido pela paróquia da Merceana (Vigararia de Alenquer) e o prémio de melhor música para a paróquia de Turquel (Vigararia de Alcobaça/Nazaré).

 

Alegria e esperança

No início do XXV Festival Diocesano da Canção Cristã, o Patriarca de Lisboa lembrou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e destacou as palavras alegria e esperança. “Nós ainda estamos aqui em pleno esplendor daquele entusiasmo que se acendeu, há um ano atrás, e que nunca mais esmoreceu e, hoje, continua vivo, continua forte e, desta vez, a celebrar duas palavras que não são só duas palavras, são verdadeiros dons, são pérolas, são presentes: alegres na esperança. É algo que o ser humano consegue experimentar dentro de si, das coisas belas da vida, a alegria. A alegria que é contagiante, porque a pessoa que é alegre tem uma necessidade quase que estonteante de ir ao encontro dos outros para dizer da sua alegria. E depois a esperança, também ela é qualquer coisa que de expansivo. Por isso, celebrar esta noite, através do cântico, a alegria e a esperança é celebrar algo de belo e de maravilhoso, que não fomos nós que criámos, não fomos nós que construímos, mas é puro dom, pura gratuidade. A alegria e a esperança são a estrada para que haja beleza no mundo, mais beleza, mais encanto e para que o mundo seja salvo”, salientou D. Rui Valério.

Na intervenção com que abriu a “encantadora noite” do festival, o Patriarca agradeceu ainda o “testemunho” que os jovens estavam “a dar, também a mim”. D. Rui Valério expressou ainda a sua gratidão, “do fundo do coração”, à Ordem dos Contabilistas Certificados, que disponibilizou o espaço, o Auditório António Domingues de Azevedo, onde teve lugar o XXV Festival Diocesano da Canção Cristã.

A última palavra do Patriarca de Lisboa foi dirigida aos jovens: “Eu vou rezar por vós, rezai por mim e não se esqueçam que, quando foi aquele dia da bênção na universidade, eu, no dia antes, estive com o Papa Francisco e, reparem, quando eu lhe falei de jovens ele imediatamente fez um sorriso do tamanho do mundo e disse ‘Eu estou com os jovens de Lisboa!’. Portanto, o Papa está com a juventude de Lisboa”.

 

Lisboa recebe Festival Nacional da Canção Mensagem

Antes do anúncio dos vencedores da noite, o diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado anunciou que Lisboa vai receber o próximo Festival Nacional da Canção Mensagem, em outubro. “O grande vencedor da noite, hoje, passará a representar não uma paróquia, não uma vigararia, mas passará a ser a representação da Diocese de Lisboa no Festival Nacional da Canção Mensagem, que será em outubro. Acho que posso dizer isto, uma inconfidência: o Festival Nacional da Canção será na Diocese de Lisboa, no fim-de-semana de 19 e 20 de outubro, no Encontro Nacional de Jovens [que vai assinalar o primeiro aniversário da JMJ]”, revelou João Clemente. O XXV Festival Diocesano da Canção Cristã realizou-se integrado no Festival da Juventude, organizado pelo Serviço da Juventude, a Pastoral Universitária e o Setor de Animação Vocacional, com o tema ‘Alegres na Esperança’. Durante a tarde, decorreram quatro workshops (‘Rezar a esperança: momento de oração’, ‘Cantar a esperança: workshop musical’, ‘Olhar a esperança: filme «Enquanto Estivermos Juntos»’ e ‘Tocar a esperança: exposição sobre o Beato Carlo Acutis’) e, à noite, o XXV Festival Diocesano da Canção Cristã.


 

 

    

fotos por Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES