Lisboa |
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
“Comunidades, famílias, paróquias, rezemos todos pela santificação dos sacerdotes”
<<
1/
>>
Imagem

Nesta sexta-feira, dia 7 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e vive também o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Numa nota pastoral, o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios pede a oração de toda a Igreja neste dia. “Comunidades, famílias, paróquias, rezemos todos pela santificação dos sacerdotes, pois estamos a rezar pela santificação de todo o rebanho. A oração há de ajudar-nos a permanecer no Senhor e a libertarmo-nos da tentação de perseguir obstinadamente os êxitos pastorais, uma vez que na vida de Jesus estes iam diminuindo à medida que Ele caminhava para a cruz, este sim, sinal universal da esperança que não engana”, escreve D. Vitorino José Pereira Soares.

O prelado, que é Bispo Auxiliar do Porto, convida os cristãos a rezarem pela santificação dos sacerdotes “em chave missionária”. “Fomos chamados não para nós próprios, não para os nossos amigos ou familiares, não para os nossos preferidos, mas para um serviço a todos. É esta visão que nos mantém próximos e pertença do povo a quem somos enviados. Não como superiores ou proprietários dos outros, mas como membros do mesmo rebanho, com quem caminhamos juntos e todos seguidores do Único Pastor, que é Jesus Cristo”, salienta D. Vitorino Soares, reforçando que “rezar aproxima-nos mais de Jesus, modelo de pastor e da santificação”.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi criado em 25 de março de 1995, pelo Papa São João Paulo II, seguindo uma proposta da Congregação para o Clero de celebrar a data na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

No Patriarcado de Lisboa, os padres da diocese estão, esta manhã, reunidos no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais para participarem no Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que terá uma reflexão, momentos de silêncio, tempos e espaços para a reconciliação e a Eucaristia, terminando com almoço. À tarde, a partir das 19h00, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir, na Basílica da Estrela, à Missa na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

 

Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes 2024: subsídios disponíveis AQUI

 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES