Por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Patriarca de Lisboa convidou todos os presbíteros da diocese para participarem no dia de oração pela santificação dos sacerdotes, na manhã da próxima sexta-feira, dia 7 de junho. O encontro vai ter lugar no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, com início às 10h00, e do programa faz parte uma reflexão, momentos de silêncio, tempos e espaços para a reconciliação e a Eucaristia, terminando com almoço.
“Vivemos tempos demasiado ocupados, intensos são os trabalhos apostólicos de cada dia, somos assaltados por muitos desafios provenientes de diferentes origens: julgo, pois, que a espiritualidade revelada e promovida pelo Sagrado Coração de Jesus vem sempre em hora oportuna. Essa espiritualidade, inspira-nos na sabedoria do essencial, fortalece-nos na dinâmica da comunhão e fecunda o nosso zelo pela missão. Por isso, não deixes de enriquecer com a tua presença e participação a verdade e a beleza do nosso presbitério”, escreveu D. Rui Valério, numa carta enviada recentemente aos sacerdotes da diocese e aos que estão em trabalho pastoral em Lisboa.
A Festa do Sagrado Coração de Jesus passou a ser obrigatória em toda a Igreja, a partir de 1856, por ordem do Papa Pio IX. Em 1995, São João Paulo II instituiu, neste mesmo dia, o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero.
Missa na Basílica da Estrela
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir, na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, à Missa na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A celebração vai ter lugar na Basílica da Estrela, às 19h00.
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nesta igreja da cidade de Lisboa – a primeira basílica no mundo consagrada ao Sagrado Coração de Jesus – vai ainda ter um tríduo preparatório, que se inicia nesta terça-feira, dia 4 de junho, e se prolonga até quinta-feira, dia 6 de junho. Nestes três dias, a partir das 18h00, haverá uma hora de adoração, seguida da Eucaristia, às 19h00. O tríduo preparatório vai ser orientado pelos padres de Schoenstatt.
“Pela oração: preparemo-nos para o Jubileu 2025”, convida a paróquia da Lapa.
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|