Lisboa |
Patriarcado recebe exposição
Catequese da adolescência promove ‘São Vicente e os heróis da fé’
<<
1/
>>
Imagem

O Museu do Mosteiro de São Vicente de Fora vai ter patente, a partir do dia 25 de maio, a exposição ‘São Vicente e os heróis da fé’, organizada em parceria com o Setor da Catequese de Lisboa por ocasião do ano jubilar vicentino. A mostra, que vai estar patente até ao dia 30 de junho, foi preparada no âmbito das comemorações dos 850 anos da chegada a Lisboa das relíquias de São Vicente e na sequência do itinerário de catequese com adolescentes com mais de 14 anos, com o mesmo tema.

“Partindo da leitura do livro «São Vicente em Lisboa», de Maria Teresa Maia Gonzalez, os adolescentes descobriram a relação entre São Vicente e o seu dia a dia e identificaram pessoas que são testemunhas da fé cristã pelas suas palavras e ações. Os grupos poderiam optar por participar na exposição «São Vicente e os heróis da fé», construindo barcas com 30 cm de comprimento, utilizando materiais reciclados. As barcas contêm as características de São Vicente ou dos heróis da fé, mais valorizadas pelos adolescentes”, explica um comunicado a propósito da exposição.

 

Visitas diárias e para grupos de catequese

Segundo o Setor da Catequese de Lisboa, “muitas paróquias” do Patriarcado “abraçaram o projeto” que decorreu no 2.º e 3.º trimestres deste ano pastoral 2023-2024. “Cinco paróquias escolheram participar na exposição construindo as barcas que se encontram expostas. Nas paredes encontramos testemunhos destes adolescentes sobre o modo como São Vicentes os inspira a serem, hoje, heróis da fé”, acrescenta a nota.

Neste sábado, 25 de maio, dia da inauguração da exposição, dois dos cinco grupos paroquiais vão participar nas atividades organizadas, em particular na visita-jogo com o tema da exposição, ‘São Vicente e os heróis da fé’. “Todos os outros grupos de catequese da adolescência podem organizar um passeio a Lisboa, entre 26 de maio e 30 de junho, para visitar a exposição e o museu de São Vicente de Fora (ao fazer a reserva, podem solicitar o jogo sobre São Vicente), bem como visitar a Sé, onde se encontram as relíquias de São Vicente”, informa ainda o Setor da Catequese de Lisboa.

A exposição ‘São Vicente e os heróis da fé’ pode ser visitada todos os dias, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h00). Recorde-se que no passado mês de outubro, o Museu do Mosteiro de São Vicente de Fora inaugurou um novo circuito museológico, com entrada pelo Largo de São Vicente, para permitir receber o grande fluxo de visitantes quando se comemoram os 850 anos da chegada a Lisboa das relíquias do diácono e mártir São Vicente, padroeiro principal da diocese.

 

Informações: 218810559 | museu@patriarcado-lisboa.pt | https://mosteirodesaovicentedefora.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES