O Patriarca de Lisboa vai presidir, neste próximo Domingo, dia 5 de maio, na Baixa lisboeta, à Missa e à procissão em louvor de Nossa Senhora da Saúde, organizadas pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião.
De manhã, às 11h00, D. Rui Valério celebra a Eucaristia em louvor a Nossa Senhora da Saúde, na Igreja de São Domingos (ao Rossio). Da parte da tarde, a partir das 16h00, o Patriarca preside à secular procissão de Nossa Senhora da Saúde.
Depois de não se ter realizado em 2020, 2021 e 2022, a procissão que remonta ao século XVI regressou, no ano passado, ao coração da cidade de Lisboa. Também conhecida como ‘Procissão dos Artilheiros’, a procissão vai ter início no largo em frente à Capela de Nossa Senhora da Saúde, terminando, após um percurso com cerca de 1600 metros, no mesmo local com a bênção à cidade de Lisboa com o Santo Lenho.
Na noite de dia 4 de maio, sábado, às 20h30, a procissão das velas vai ter início também no largo em frente à Capela de Nossa Senhora da Saúde e final na Igreja de São Domingos.
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|