Lisboa |
Dia 18 de maio, às 21h00, no Parque Urbano de Miraflores
Patriarca preside à Vigília de Pentecostes ao ar livre, com jovens
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa está a convidar “todos os jovens e adolescentes” da diocese à participação na Vigília de Pentecostes, que vai ter lugar na noite de dia 18 de maio, sábado, às 21h00, no Parque Urbano de Miraflores, em Algés, Oeiras.

D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, vai presidir à Vigília de Pentecostes “onde todos os jovens e adolescentes são convidados a renovar as promessas batismais junto do seu Bispo e serão enviados em missão para as suas realidades”, assinala a organização, numa nota enviada ao clero diocesano. Depois deste momento de oração, “haverá um momento de convívio e festa até às 24h”, acrescenta a informação.

A vigília de oração é dinamizada pelo Serviço da Juventude, Pastoral Universitária, Setor de Animação Vocacional e por vários movimentos juvenis da Igreja e vai decorrer no local onde, durante o dia, vai acontecer a Festa da Família, organizada pela Pastoral Familiar de Lisboa.

Para a celebração do Pentecostes 2024, o Patriarcado de Lisboa está também a convocar os jovens para o Gesto Missionário. “Partindo do momento de oração vivido com todos os jovens da diocese, onde renovaram as promessas batismais e de onde foram enviados, todos são convidados a realizar uma ação missionária preferencialmente no Domingo de Pentecostes [dia 19 de maio]. Cada grupo escolherá onde pretende realizar a sua missão e em que moldes (ex. visitar uma instituição, missão de rua, porta a porta, etc.). Cada grupo pode, desde já, começar a preparar este Gesto Missionário na sua realidade”, desafia o Serviço da Juventude, a Pastoral Universitária, o Setor de Animação Vocacional e vários movimentos juvenis da Igreja.

Como preparação para o Pentecostes, a organização convida os jovens a fazerem uma Catequese sobre o Batismo, através do Caderno 06 do itinerário ‘E AGORA? Um mapa para ler a Jornada’, disponibilizado no site do Patriarcado e nas redes sociais, e que tem como tema o Batismo. “O convite é que cada grupo possa trabalhar o tema nas suas paróquias e movimentos até ao dia da Vigília de Pentecostes (18 de maio). Esta é uma oportunidade para aprofundar o Batismo e preparar a renovação das promessas batismais”, salientam os promotores.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES