Cáritas de Lisboa |
Padre Paulo Gerardo
A Semana Nacional Cáritas na Vigararia de Mafra pelo olhar do vigário
<<
1/
>>
Imagem

Vivemos em Mafra, entre 25 de Fevereiro e 3 de Março, a Semana Nacional da Cáritas. Organizada pela Cáritas Diocesana de Lisboa e pela Vigararia de Mafra, sob o lema: ‘Cáritas, o amor que transforma’, permitiu o envolvimento e sensibilização de muitas das realidades paroquiais, sociais e institucionais deste concelho, bem como de uma significativa parte da população.

Uma dimensão característica da Cáritas é a partilha de bens. Aconteceu concretamente: em actividades realizadas nas escolas, que permitiram sensibilizar alunos e famílias e também uma rica partilha de bens, fazendo uma ponte para a Casa-Mãe do Gradil; o desafio aos paroquianos de todas as paróquias, que trouxeram bens para as celebrações e partilharam, neste caso, para os diversos grupos e serviços que cada paróquia têm, e que permitem a redistribuição por quem mais precisa; por fim, a  caminhada das famílias pela Paz, promovida e organizada pelos escuteiros das paróquias da Vigararia, que fizeram a ponte para a Comunidade Vida e Paz. Além disso, ao longo de toda a semana circularam pelas ruas e em algumas lojas, mealheiros, que recolheram o contributo de muitos anónimos para a Missão que a Cáritas desenvolve ao longo do ano.

Momentos importantes da semana foram ainda o encontro da Cáritas com as Entidades que impulsionam, através do concelho, a ajuda fraterna e a promoção social das pessoas mais frágeis, com a colaboração da Solicitude e da Pastoral Social diocesana; a apresentação de um estudo inédito sobre a Emigração em Portugal; A Tertúlia sobre crescer e viver em Mafra; acções de voluntariado na manhã de sábado nas várias paróquias. Na Obra Social do Pousal, na quarta-feira, 25 pessoas foram baptizadas e receberam a Crisma, e, na noite de sábado na Ericeira, os jovens, reunidos em Vigília, rezaram pela Paz.

Finalmente um agradecimento às paróquias e aos cristãos que as representaram na elaboração do programa e na organização da semana, bem como aos agrupamentos de escuteiros católicos do concelho. Um reconhecido bem-hajam às diversas Entidades que disseram sim e estiveram presentes nas iniciativas propostas. Um reconhecimento à comunicação do concelho de Mafra, que esteve presente em diversas ocasiões e abriu as portas à divulgação e à noticia dos diversos momentos. Por fim, um destaque à colaboração inexcedível da Câmara Municipal de Mafra e a manifestação de grande apreço à Cáritas Diocesana de Lisboa pelo privilégio que foi poder ter entre nós este estímulo a acolher esta Cáritas, amor que transforma, para que continue viva e a transformar...

texto pelo padre Paulo Gerardo, vigário de Mafra
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES