Juventude |
Decorreu em três locais da diocese
Vigília da Misericórdia reuniu jovens em oração
<<
1/
>>
Imagem

A Basílica da Estrela, a Basílica de Mafra e o Mosteiro de Alcobaça receberam milhares de jovens, na noite deste sábado, dia 16 de março, que quiseram apenas rezar e confessar-se. Este momento de oração foi organizado pelo Patriarcado de Lisboa, em particular pelo Serviço da Juventude, pela Pastoral Universitária e pelo Setor de Animação Vocacional e teve uma marca penitencial.

Os padres da diocese foram também desafiados a marcar presença na Vigília da Misericórdia, de estola roxa, e a estarem disponíveis para ouvir de confissão os jovens. E foi isso que aconteceu, em cada uma das três igrejas que receberam a Vigília da Misericórdia: muitos e muitos jovens foram aproximando-se dos sacerdotes para se confessarem e, assim, reconciliarem-se com Deus.

Em plena Quaresma, este tempo de oração e confissão decorreu, por pedido expresso dos jovens, em três locais diferentes da diocese: na Basílica da Estrela, e foi presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério; na Basílica de Mafra, neste caso, sob a presidência do Patriarca Emérito de Lisboa, cardeal D. Manuel Clemente; e finalmente, no Mosteiro de Alcobaça, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes. Cada jovem ou grupo juvenil podia escolher a vigília em que queria participar.

A Vigília da Misericórdia foi, assim, uma oportunidade para que todos possam preparar a Páscoa que se aproxima, “a partir do encontro com Jesus na adoração e na reconciliação”, segundo referia a organização. Este momento de encontro incentivou ainda a comunhão dos jovens depois da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa recebeu de 1 a 6 de agosto de 2023.

foto por Duarte de Mourão Nunes (miniavailable@yahoo.com)
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES