Lisboa |
Em cinco locais da diocese
Patriarcado promove formação em proteção de crianças e adultos vulneráveis para agentes pastorais
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa está a promover uma formação em proteção de crianças e adultos vulneráveis para todos os agentes pastorais, que vai decorrer entre este mês de janeiro e fevereiro, em cinco locais diferentes da diocese.

Organizada no âmbito do protocolo entre a APAV e a Comissão Diocesana de Proteção de Crianças e Adultos Vulneráveis, esta formação tem como destinatários “todos os que, no exercício da sua missão pastoral, têm contacto regular ou ocasional com crianças e/ou adultos vulneráveis”, explica uma nota do Patriarcado, especificando: “ministros extraordinários da comunhão, visitadores de doentes, responsáveis de grupos de acólitos, animadores de campos de férias, responsáveis de grupos corais, membros de irmandades, confrarias, comissões de festas, etc”.

Segundo o comunicado, são quatro os conteúdos desta formação: “1. O agente pastoral ao serviço de uma cultura do cuidado; 2. Violência contra crianças e adultos vulneráveis; 3. O código de conduta e o mapa de riscos; e 4. Agir em caso de suspeitas e denúncias”.

 

Datas e locais

A formação para agentes pastorais “irá realizar-se por zonas pastorais e não por vigararias como estava inicialmente previsto”, salienta a diocese. Para os agentes do Termo Oriental (Loures-Odivelas, Sacavém, Vila Franca de Xira-Azambuja e Lisboa II), a formação será no 13 de janeiro, sábado, das 10h00 às 13h00, no auditório da Igreja de Cristo Rei da Portela (inscrições até dia 11 de janeiro, em: https://forms.gle/q5NCWmWkiu1wTrVj8). Para os leigos do Oeste Norte (Alcobaça-Nazaré, Caldas da Rainha-Peniche e Lourinhã), será no dia 20 de janeiro, também sábado, no mesmo horário, no Centro Pastoral de Caldas da Rainha (inscrições até dia 18 de janeiro, em: https://forms.gle/yNnCbnPrvZf1pb8g6). Já para os cristãos do Oeste Sul (Torres Vedras, Mafra e Alenquer), a formação é no dia seguinte, 21 de janeiro, Domingo, das 15h00 às 18h00, no Cineteatro do Sobral de Monte Agraço (inscrições até dia 19 de janeiro, em: https://forms.gle/QHm159hGpMLhkLLfA).

A terceira formação em proteção de crianças e adultos vulneráveis para agentes pastorais será para o Termo Ocidental (Sintra, Cascais, Oeiras e Amadora) e vai decorrer a 4 de fevereiro, Domingo, também das 15h00 às 18h00, no auditório do Colégio Boa Nova, no Estoril (inscrições até dia 2 de fevereiro, em: https://forms.gle/hV1iDX5879XmjtjE6). Finalmente, para os leigos da cidade de Lisboa (Lisboa I, III, IV e V), a formação tem lugar a 24 de fevereiro, sábado, igualmente das 15h00 às 18h00, no auditório do Colégio Salesianos de Lisboa (inscrições até dia 22 de fevereiro, em: https://forms.gle/TSafujrH52m6MybJ8).

 

Mais infirmações: www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=11978

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES