Juventude |
Jornada Diocesana da Juventude
Do Campo da Graça para Vila Franca de Xira
<<
1/
>>
Imagem

Depois do grande encontro mundial da juventude com o Papa Francisco, os jovens da Diocese de Lisboa voltam a reunir-se na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) na Solenidade de Cristo Rei do Universo, dia 26 de novembro. Organizada pelo Patriarcado de Lisboa, a JDJ deste ano será na cidade de Vila Franca de Xira.

“A JDJ deste ano acontece 3 meses depois da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e nesse sentido será um momento de recordar e voltar a viver toda a alegria de acolhermos o Santo Padre e os jovens de todo o mundo”. É desta forma que o diretor do Serviço da Juventude, João Clemente, qualifica a Jornada Diocesana da Juventude. “Muitos jovens perguntam: ‘vivemos a JMJ e agora?’ Nesse sentido este encontro marca também o início de uma nova etapa. Aproveitando todo o caminho que foi feito nos últimos anos, é agora tempo de escutar os jovens para daí projetar a pastoral juvenil”, acrescenta este responsável.

O mote da JDJ é ‘Alegres na Esperança’ como foi proposto pelo Papa Francisco para este ano da pastoral juvenil pós-JMJ. Este evento insere-se num caminho que iniciou com encontros de jovens a nível vicarial, em outubro, e continuará com o fórum Geração RiseUp, em dezembro.

A JDJ deste ano terá como ponto central o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, mas os jovens circularão por vários pontos emblemáticos da cidade como o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Fábrica das Palavras, o Celeiro da Patriarcal e o Museu do Neorrealismo, onde se realizarão vários workshops dirigidos aos jovens entre os 15 e os 30 anos com temas muito diversos: santidade, vocação, oração, ambiente, afetividade, fragilidade, guerra e paz, sínodo, entre outros. Conforme as edições anteriores e à luz da experiência da JMJ Lisboa 2023, existirá um espaço de confissões e feira vocacional que este ano será designado de Cidade da Alegria.

Este dia será o primeiro grande encontro dos jovens da diocese de Lisboa com o seu novo Patriarca, D. Rui Valério. O dia culminará com a Eucaristia aberta a todos e presidida pelo Patriarca de Lisboa.

As inscrições devem ser efetuadas até dia 18 de novembro através do seguinte link https://bit.ly/jdjvfxira2023. Posteriormente a essa data será possível inscrever, mas a organização não garante a t-shirt.

 

Programa da JDJ

09h00: Check-in e acolhimento

09h45: Oração da manhã

10h: Workshops

12h: Missão

13h00: Almoço

15h00: Concerto do Buba Espinho

17h00: Missa de envio

 

Cidade da Alegria

- Feira Vocacional: todo o dia

- Parque do Perdão: a partir das 13h

 

____________


‘E AGORA? - Um mapa para ler a Jornada’

Durante a JDJ, vamos lançar a nova proposta mensal da pastoral juvenil, universitária e vocacional, intitulada ‘E AGORA? - Um mapa para ler a Jornada’. Este novo itinerário para a juventude da diocese é uma proposta para rezar, aprofundar a fé, servir e olhar o mundo, e pode ser acompanhada através do Instagram - @lisboa.eagora.

 

____________


Fórum Geração Rise Up

O Patriarcado de Lisboa está a organizar o Fórum Geração Rise Up, que vai decorrer de 8 a 10 de dezembro, em Fátima, e pretende reunir representantes de muitas das realidades onde caminham na fé os jovens da diocese.

“Foi um desejo de todos que a JMJ Lisboa 2023 fosse realizada com sucesso, mas também todos desejamos que a JMJ não seja apenas um acontecimento no tempo. Neste sentido, o Serviço da Juventude, a Pastoral Universitária e o Setor de Animação Vocacional têm perscrutado em conjunto qual será o futuro da Pastoral Juvenil na nossa Diocese à luz do caminho feito em conjunto até à Jornada e da vivência dessa semana. O nosso Patriarca, D. Rui Valério, lançou-nos uma grande pista sobre como avançar – é preciso ouvir os jovens com duas linhas orientadoras: Que recebeste nesse cenáculo que foi a JMJ Lisboa 2023? Para onde quer Cristo que caminhe a sua Igreja de Lisboa? Para isto, têm sido promovidos vários momentos de escuta, mas o principal e aquele que permitirá escutar todos os agentes da pastoral juvenil é o Fórum Geração Rise Up”, refere uma carta enviada recentemente a todas as realidades juvenis eclesiais do Patriarcado.

O objetivo do Fórum Geração Rise Up é reunir um representante de todas as paróquias da diocese, movimentos e outras realidades eclesiais que trabalham com jovens para que possamos, em conjunto, pensar, partilhar, dialogar e sonhar a Pastoral Juvenil na nossa diocese.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES